DestaqueEducação

UFSM. O novo vídeo de Bibo: “se houve margem para alguma interpretação errada, eu peço desculpas”

Um pedido de “perdão “e os posicionamentos de Pozzobom, Valdeci e Pimenta

Deputado Bibo Nunes diz que sua intenção era chamar atenção para que os alunos não entrem no mundo das drogas (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro (Com Claudemir Pereira)

O deputado federal Bibo Nunes (PL) pediu desculpas, nesta sexta-feira (21), por ter dito que estudantes das universidades federais de Santa Maria e Pelotas merecem ser queimados vivos dentro de pneus (AQUI). Em nova manifestação nas redes sociais, o parlamentar disse que pode ter sido mal interpretado. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e os deputados federal Paulo Pimenta (PT) e estadual Valdeci Oliveira (PT) defenderam os estudantes e criticaram Bibo.

“Estou deixando bem claro aqui, se houve margem para alguma interpretação errada, peço desculpas, mas não foi jamais, em momento algum, essa intenção”, afirmou Bibo.

Em 9 de outubro, o parlamentar gravou um vídeo para criticar alunos da UFSM e da UFPel que protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele disse que os estudantes da Federal de Santa Maria são parasitas, incompetentes, alienados, coitados, miseráveis, inúteis, escória do mundo e que não produzem nada e ainda usam drogas.

Em certo momento, disse que os estudantes que participaram do protesto deveriam ter o mesmo destino de personagens do filme Tropa de Elite.

“Sabe o que aconteceu? Olha o filme um, pegaram aqueles riquinhos ajudando pobre e se deram mal, queimaram vivos dentro de pneus, queimaram vivos dentro de pneus. É isso que esses estudantes alienados filhos de papai que têm grana merecem, não que eu queira isso, mas merecem porque estão arriscando acabar com nosso Brasil, que está crescendo muito bem, um Brasil que não tem mais roubo, que acabou com a corrupção”, disse Bibo no vídeo de 9 de outubro.

LEIA TAMBÉM:

UFSM. Deputado faz ataque contra os alunos que protestaram: “lixos, merecem ser queimados vivos”, reportagem de Maiquel Rosauro, publicada pelo site no dia de outubro passado (AQUI)

Reitoria da UFSM divulga nota à comunidade e repudia vídeo, sem citar o deputado” (AQUI)

As ofensas à vida proferidas são uma barbárie”, aponta a nota publicada pela AVTSM’”, que representa vítimas e sobreviventes da tragédia da Kiss (AQUI)

Vídeo do deputado contra UFSM deixa comunidade indignada. Veja manifestações!”, por Claudemir Pereira, editor do site (AQUI)

Já nesta sexta (21), o parlamentar afirmou que nunca desejou que estudantes fossem queimados vivos.

“Se em algum momento deu para entender algo que fosse nesse sentido, eu peço desculpas, mas jamais falaria algo, a intenção minha foi citar o filme Tropa de Elite, onde jovem drogado vai comprar (drogas), pegaram ele como sendo traidor do envolvimento que teve e foi queimado vivo. Essa é a explicação do filme. E qual intenção? Chamar atenção para esses jovens que não se envolvam com drogas e não entrem nesse mundo também”, disse Bibo.

No vídeo, o deputado também faz críticas ao ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, que saiu em defesa dos alunos da instituição (AQUI).

Grave

O prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) se manifestou sobre o caso nesta sexta-feira (21). No Twitter, ele disse que é inaceitável dizer ou até sugerir que “os estudantes da UFSM deveriam ser queimados vivos”.

“Isso é muito grave! Como ex-aluno da UFSM, prefeito de Santa Maria (já sofremos com a tragédia da Boate Kiss!) e pai me solidarizo com os alunos da nossa Universidade e seus familiares”, postou Pozzobom.

Imbecil

Também no Twitter, o deputado federal santa-mariense Paulo Pimenta (PT) disse que Bibo é um imbecil.

“Você busca agora com esse episódio ganhar notoriedade, mostrar que você é um capitão do mato, que pode ser útil para o Bolsonaro. Mas o que você fez, com certeza, se seu objetivo era ganhar voto, você é um imbecil, você sequer se reelegeu e vai ajudar a derrubar o Bolsonaro e tudo isso que vocês representam, aquilo que de pior o mundo conhece”, diz Pimenta.

No MP Federal

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS), foi até a sede do Ministério Público Federal, em Santa Maria, nesta sexta-feira (21), para reforçar o pedido de providências em relação a declarações feitas por Bibo Nunes.

“Não podemos aceitar como normal uma fala tão agressiva e, ao meu ver, criminosa, pois ela gera uma incitação à violência e ao ódio. Nossa cidade segue machucada pelo terrível episódio do incêndio da Boate Kiss, e esse cidadão vai a público insinuar que outros jovens daqui merecem ser queimados vivos. O que é isso? Aonde fomos parar? Tem que haver uma cobrança e uma responsabilização sobre uma fala tão covarde e irresponsável”, ressaltou Valdeci, conforme do texto enviado por Tiago Machado, da assessoria de imprensa.

No MPF, Valdeci foi recebido pela procuradora da República, Bruna Pfaffenzeller (que estava presencialmente) e pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Enrico de Freitas (que participou de forma remota, de Porto Alegre). “Fiquei mais tranquilo ao saber que o MPF está abrindo uma investigação a respeito. Que o autor dessas frases tão graves responda judicialmente pelo que disse”, disse Valdeci.

Deputado Valdeci Oliveira com os procuradores federais Bruna Pfaffenzellee Enrico de Freitas (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Imbecis do ‘nao entendo’. Nao entender e problema cognitivo. Vermelhos: nao, os outros nao tem obrigacao moral de concordar com eles. Resumo: nao caiu uma telha nos campi por conta do circo. o que defendem este jeito de fazer politica acham que esta tudo certo. Por isto existe campanha na web para anular o voto. Alas, tem gente que vota em branco pq nao sabe anular. E Brasillllll. Que venha a Copa!

  2. Pantomimas. Nivel quinta serie. Vermelhos da UFSM usam cortes para fazer campanha pro-Molusco com L., o honesto. Bibo fala bobagem. Vermelhos escondem-se atras da instituicao (covardia habitual) e assumem papel de vtiima (como sempre).Monta-se um circo. ‘E se a cidade nao tivesse a UFSM?’ pergunta o imbecil. Talvez a populacao fosse um pouco mais trabalhadora e a aldeia estivesse melhor. Vide Santa Cruz. Vide Passo Fundo. Afinal, se eu tivesse dois pneus e um guidon seria uma bicicleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo