A Floresta de Chocolate: praga ou borboleta? – por Luciana Manica
Pra quem vive de dieta, falar em chocolate já atiça a vontade! Mas não só do prazer da mesa se vive e o cacau é razão de diversos outros orgulhos pra nós.
A WWI-Worldwatch Institute batizou a região cacaueira da Mata Atlântica na Bahia de Floresta de Chocolate, única no mundo, onde a matéria-prima do chocolate é produzida com recorde de biodiversidade no planeta. Estudos do Jardim Botânico de Nova York fizeram o levantamento de cada uma das suas quase 700.000 árvores.
Cada uma é capaz de reduzir a temperatura sob sua copa em cinco graus centígrados! Mais, o conglomerado de árvores joga no ar 150 mil litros de água por ano e produz serviços anuais avaliados em mais de US$ 110 bilhões. Isso motivou a adoção de florestas urbanas visando a melhoria do ar, do clima local e da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Claro, há quem diga que estejamos explorando a natureza, mas o equilíbrio entre o consumo, a manutenção e o respeito ao meio ambiente, inserindo aí a sociedade que depende dele, é que nos permite fazer uma extração sustentável.
O Centro de Inovação do Cacau (CIC) recém inaugurado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, reúne iniciativa do Estado, privada e institucional. O CIC analisará propriedades físico-químicas do cacau e do chocolate, a qualidade de sementes e mudas das biofábricas de essências da Mata Atlântica.
Por certo, estimulará a indústria do reflorestamento e de investidores em busca de ativos florestais, até porque com o Acordo de Paris, a preservação é não só uma necessidade, mas também passou a fazer parte de parâmetros econométricos da precificação e monetização. Portanto, preservar é monetizar($$)! Infelizmente só assim alguns passarão a dar valor, mas ao menos se encontrou um jeito.
Enquanto nós só valorizamos quando temos vantagens, os gringos já estavam de olho, monitorando a nossa riqueza e já instauraram a “Fazenda do Futuro”, localizada em Buerarema, em parceria com o CIC, visando fazer ali um projeto piloto.
Por certo, a região cacaueira – Floresta de Chocolate –, está em metamorfose. Espera-se que siga a metáfora da borboleta, e que essa crisálida crie asas, e não se transforme numa praga.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.