PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Defesa Civil e Guarda Municipal monitoram regiões de risco, depois da chuvarada da quinta-feira

Nesta sexta-feira foram intensificadas, pela secretaria de Infraestrutura, a limpeza e a manutenção dos bueiros em várias regiões da cidade

Por ANA BITTENCOURT, com foto da Defesa Civil, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (*)

A chuva que atingiu Santa Maria quinta-feira (09) colocou a Defesa Civil Municipal em alerta. Até às 8h desta sexta-feira (10) os pluviômetros automáticos instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registravam índices acima de 60 milímetros. A região com maior registro de chuva foi o Bairro João Goulart, com 67.8 milímetros. A Defesa Civil Estadual também esteve à disposição para colaborar, em caso de necessidade.

Qualquer ocorrência pode ser comunicada durante 24 horas, pelos telefones 153 e 3921 7167. As ligações serão atendidas na Sala de Operações da Guarda Municipal que imediatamente vai direcionar as equipes da Defesa Civil que estão fazendo monitoramento pelos bairros.

As equipes da Defesa Civil, com suporte da Guarda Municipal, iniciaram o monitoramento in loco ainda no final da tarde de quinta-feira. A partir do chamado de alguns moradores, o órgão atendeu ocorrências no Bairro Chácara das Flores, onde foi verificado alagamento em algumas residências na Rua La Paz, sendo o caso mais grave registrado nos fundos de uma residência, onde existe um terreno que recebe grande volume de águas que se acumulam e exercem pressão sobre as paredes desta e de outras casas.

No Bairro Perpétuo Socorro, houve alagamento de residências na Rua Gonçalves Dias, sendo a mais grave próximo à Rua Reginaldo Gomes, onde existe uma valeta que recebe acúmulo de lixo doméstico.

Outros locais vistoriados pela Defesa Civil e agentes da Guarda Municipal, durante a madrugada:

Bairro Itararé: pouca água acumulada em algumas vias, já parcialmente escoada.

Bairro Campestre do Menino Deus: pouca água e já parcialmente escoada e não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Rua Canários: pouca água acumulada nas vias, sem sinal de movimentos de massa (deslizamentos) e não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Bairro Urlândia: pouca água acumulada e já parcialmente escoada nas vias, algumas bueiros parcialmente transbordando, não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Vila Santos: pouca água acumulada nas vias e não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Vila Tomazetti: pouca água nas vias e não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Vila Ipiranga (Passo das Tropas): pouca água e já parcialmente escoada. Não foram verificados moradores aguardando atendimento das equipes.

Registros dos pluviômetros automáticos:

P.A. do Patronato————————————-61.6mm

Tancredo Neves—————————————61.0mm

Vila Lorenzi (Caic)———————————–57.2mm

Bairro João Goulart———————————–67.8mm

Camobi————————————————–64.4mm

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS MONITORA A CONDIÇÃO DOS BUEIROS

De acordo com o secretário titular da pasta, Paulo Roberto de Almeida Rosa, as demandas referentes à limpeza de bueiros estão sendo realizadas sistematicamente pela secretaria. Desde o início da gestão, os bairros Itararé, Perpétuo Socorro e Chácara das Flores já foram vistoriados e alguns pontos receberam limpeza.

O critério da secretaria é atender com prioridade regiões com grande fluxo de veículos e de circulação do transporte público, além de vias onde estão localizados hospitais, escolas, supermercados e outros locais de interesse público. Os bueiros destes locais estão sendo vistoriados e limpos.

“No entanto, as equipes limpam os bueiros, mas a água da chuva carrega entulhos que voltam a entupi-los. A população precisa colaborar não jogando lixo nas vias públicas, por exemplo”, destaca Almeida Rosa.

De acordo com a secretaria, entre 16 a 20 bairros são visitados e entre 40 e 46 ruas são vistoriadas por mês.

Desde o final de fevereiro, quando foi criado o Núcleo de Análise e Prevenção de Áreas de Risco do Município, a Prefeitura trabalha de forma mais intensa para evitar alagamentos em Santa Maria, bem como precaver situações que possam ocorrer em consequência de fortes chuvas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O editor “mexeu” no texto só no primeiro parágrafo e APENAS para adequação cronológica.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo