Destaque

CIDADE. Em quatro dias, aprovadas as ações para receber os calouros da UFSM na Saturnino de Brito

Limpeza pós-evento e medidas de segurança são ações que receberam elogios dos que circulam pelo local e também pelos comerciantes

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Desde a última segunda-feira (06), a Prefeitura de Santa Maria tem dedicado especial atenção à “Calourada Segura”, evento organizado pelo Poder Executivo, com apoio das forças de segurança, para dar suporte à tradicional “festa dos bixos”. A iniciativa tem conquistado êxito ao garantir a segurança e a infraestrutura mínima necessária para receber os estudantes que, a cada início de semestre letivo, ocupam a região da Praça Saturnino de Brito para comemorar o ingresso no ensino superior.

Com envolvimento de oito secretarias, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal, a Calourada Segura conta com monitoramento em tempo real, realizado com 16 câmeras de segurança do município, mais 17 câmeras da Brigada Militar, instaladas no alto de uma torre (Plataforma de Observação Estendida – POE), além da presença efetiva de agentes da Guarda Municipal.

Para o prefeito Jorge Pozzobom, a iniciativa é uma medida fundamental para garantir segurança aos jovens e tranquilidade para a população. “Santa Maria é uma cidade de tradição universitária. Precisamos cada vez mais proporcionar condições para que nossos estudantes sejam bem recebidos e acolhidos aqui. A partir desta união de forças, formamos um grupo coeso e comprometido, que com certeza estará dialogando e discutindo alternativas para as próximas calouradas”.

Além da segurança, uma das principais preocupações dos moradores da região diz respeito à limpeza e conservação do espaço público. “A praça amanhecia suja, com garrafas e copos plásticos espalhados pelo chão, sem contar o cheiro desagradável na manhã seguinte”, afirma o produtor rural Ibanês Cerro.

Há quatro anos Cerro expõe seus produtos na feira realizada na Saturnino de Brito e comenta que pela primeira vez tem encontrado seu ambiente de trabalho limpo e organizado a cada manhã.

“Nossa feira de produtos aqui funciona na primeira ou segunda semana de cada mês. Então, sempre coincide com a festa da gurizada. Antes, quando eu chegava para trabalhar, tinha que pisar em copos, poças de cerveja, era uma anarquia. Esse ano eu encontro a praça limpa e sem mau cheiro. E sempre tem alguém cuidando da varrição”, diz.

Sobre a segurança, Ibanês Cerro também está satisfeito. “A presença dos guardas municipais aqui tem sido fundamental. Estamos nos sentindo mais seguros”.

MORADORES E COMERCIÁRIOS DO ENTORNO AVALIAM A CALOURADA SEGURA

Para Adriano Simões, corretor de uma imobiliária localizada na esquina da Rua Dr. Bozano com Duque de Caxias, as manhãs têm sido de tranquilidade. Simões chega ao trabalho às 8h.  “Nos anos anteriores, atravessar a praça era um desafio. Muitos copos de cerveja, garrafas quebradas, lixo acumulado. Este ano observei que a praça e as ruas ao redor já amanhecem limpas, isso é muito positivo”.

O empresário encerra o expediente às 19h. Quando vai pra casa, Simões já encontra movimentação dos agentes de segurança no local. “A segurança aqui melhorou muito. A festa dos estudantes reúne muita gente, mas agora é possível se deslocar tranquilamente. Minha avaliação é positiva”, conclui.

O empresário e membro da Associação dos Amigos da Praça Saturnino de Brito, Nissim Samara, avalia as ações de segurança com otimismo. “É uma grande mudança em relação aos anos anteriores. Antes, havia muita insegurança e visita constante de marginais, além do consumo e venda de drogas. Agora, a presença dos policiais inibiu a ação de pessoas que não vêm aqui para se divertir”.

A infraestrutura proporcionada pela Prefeitura, como colocação de mais coletores de lixo, reforço na iluminação pública, poda das árvores que favorecem a ação das câmeras de segurança, a presença constante de uma ambulância no local, de conselheiros tutelares, fiscalização de bares e venda de bebidas alcoólicas para menores, a instalação de banheiros químicos e a limpeza do local logo após o encerramento das festividades foram bastante elogiadas pelo morador.

“A Prefeitura está de parabéns. Apesar do barulho que vai até um pouco mais tarde, são poucos dias e a juventude precisa se divertir. Estamos satisfeitos com a Calourada Segura”, concluiu.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Alguns diriam que aconteceu um milagre em Santa Maria. Mas não é coisa de santo nem de santa, não.

    Como milagres não existem, o que existem são fatos naturais, o que aconteceu foi “apenas” aquilo que se espera de uma gestão pública finalmente previdente e atuante. Tão simples, não é?

    Aproveitando a deixa para outra ação simples e necessária, importante porque afeta a qualidade de vida de muitas pessoas: fiscalizar o som alto quase insuportável no interior de algumas lojas. De uma “popular” que fica ao lado do Theatro Treze de Maio, não é som interno, é externo, som alto na rua todo o dia pela porta, mas pobre dos funcionários que precisam suportar aquele estresse todo o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo