Artigos

Qual foi a vantagem? – por Alice Elaine Teixeira de Oliveira

Sempre fui uma criança diferente das que me rodeavam.

Podia ter uma foto minha no Japão, se não fosse meu pavor, aos 3 anos, do casal de turistas japoneses e seu filhinho. Estávamos no Rio de Janeiro, no bondinho, e eu não estava apavorada com a altura do lugar e sim com as pessoas que falavam diferente… Não cheguei perto pra foto que eles tanto queriam.

Com 4 anos resolvi passear pelo centro da cidade de Santa Maria-RS e pegar o ônibus pra ir pra casa, só porque deduzi que minha mãe tinha me esquecido no brinquedo da loja de sapatos… Ela me encontrou próximo à parada de ônibus graças a um aposentado atento ao meu movimento.

Mesmo com 4 anos a menos que meu irmão mais velho, descobri antes que meu irmão e com meus próprios olhos o que os pais fazem sozinhos num quarto. (Foi a maior SURPRESA que eu podia fazer pra eles…)

Num grupo de meninos, era a única menina. Enquanto as meninas queriam brincar com bonecas e roupinhas dentro de um quartinho de 2 por 1,5 m que fedia a mofo e no qual eu espirrava e me atacava da asma, eu queria ar fresco, correr, patinar e andar de bicicleta, jogar bola com a turma do meu irmão, brincar de mocinho e bandido, empinar pandorga, jogar bolita…

Entendia a conversa dos adultos, muito mais do que podiam imaginar… Mas, ficava na minha. Doía muito quando eu sabia que era depreciativa pro meu lado. Ninguém gosta de criança curiosa, intrometida e chiclete…

Fazia ‘o lado’ dos amigos com as meninas, entrava no meio delas (nem conhecia) e então um amigo vinha me chamar: ‘Teu irmão tá te procurando…’. Fácil! Ele já se apresentava para o grupo, ficava por ali e eu saía fora…

Não tocava instrumento algum, sempre fui um zero à esquerda musical, mas estava em TODOS os ensaios da banda do meu irmão, mesmo porque era em nossa garagem, mas lá estava eu! Quase um serviço de assessoria:

– Traz água, Alice!

– Compra coca-cola pra nós?!

– Oba, a Alice fez um bolo!

– Tira o cachorro de dentro do bumbo, Alice?!

– Consegue um arame ou fio de nylon pra esticar a correia?

E assim eu era feliz…

Mas, ainda hoje eu me pergunto: onde está a vantagem de se nascer velha?

Tá bom… já parei…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo