CIDADE. Distrito Industrial recebeu nesta quarta as obras concluídas do Sistema de Esgotamento Sanitário
Por JEAN P. H. MAIDANA, da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Obras
O Governo do Estado por meio da Companhia Riograndense de Saneamento está investindo em obras para qualificar o abastecimento de água e o tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul.
Na tarde desta quarta-feira (31), o vice-governador, José Paulo Cairoli, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser e o prefeito municipal de Santa Maria, Jorge Pozzobom, inauguraram as obras de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Distrito Industrial de Santa Maria.
O vice-governador, José Paulo Cairoli, destacou o esforço do Governo do Estado no enfrentamento da crise financeira. “Estamos trabalhando no enfrentamento da crise financeira, agindo com responsabilidade e transparência. Hoje inauguramos uma importante obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário do distrito industrial de Santa Maria. A previsão da Corsan é encerrar o ano de 2017 com mais de R$ 27 milhões” destacou o vice-governador.
O secretário Fabiano Pereira avaliou a importância do investimento. “Hoje inauguramos uma importante obra que irá beneficiar diretamente mais de 40 empresas do distrito industrial de Santa Maria. A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário vai permitir que a coleta de esgoto seja feita de forma adequada, enviando os resíduos para a estação de tratamento de efluentes da Vila Lorenzi. Essa ação vai permitir o desenvolvimento econômico do município, assim como garantir saúde e o bem-estar dos profissionais que atuam no distrito”, frisou o secretário.
O prefeito municipal de Santa Maria, Jorge Pozzobom abordou a importância do distrito industrial, assim como as obras de infraestrutura realizadas para a implantação das redes coletoras de esgoto no local. Pozzobom também destacou o diálogo com a CORSAN para os investimentos no município.
De acordo com o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser a companhia tem trabalhado para ampliar os investimentos no estado. “Investir em saneamento básico, no tratamento de esgoto e no abastecimento de água nos municípios em que a companhia atende, é um dos principais compromissos da Corsan. Hoje inauguramos uma importante obra que vai beneficiar 40 empresas do distrito industrial, demonstrando o comprometimento da companhia com o município”, destacou o diretor.
Foram implantados 4.020 metros de redes coletoras e construída uma estação de bombeamento que irá beneficia 40 empresas do local, num investimento na ordem de R$ 1,6 milhão.
A obra visa coletar e tratar o esgoto proveniente das empresas do Distrito Industrial, que hoje utilizam tratamento próprio. Assim, com o novo sistema, os esgotos coletados serão enviados por meio de tubulações para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), localizada na Vila Lorenzi. Esse processo será mais barato para as empresas e trará melhorias ambientais.
O superintendente regional da Corsan Centro, José Epstein apresentou na oportunidade uma relação dos investimentos em execução da companhia no município.
Participaram do evento o superintendente regional adjunto da corsan, Emerson da Silveira Antonini, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Admar Pozzobom, o presidente do Distrito Vivo, Odilo Marion, o assessor da Casa Civil, Marcelo Acosta, a presidente do Tecnoparque, Odimara Lamb, demais autoridades, empresários, corpo técnico da Corsan e comunidade em geral.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.