Meio AmbientePrefeitura

CIDADE. Prefeitura estuda a implantação, aqui, do ‘SOL’, Sistema Online para licenciamentos ambientais

Por ANA BITTENCOURT (com foto de Divulgação/AL), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

André Domingues (E) participou de audiência pública que tratou do assunto

A Secretaria de Município de Meio Ambiente esteve representada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (10). A atividade, promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, teve como pauta a apresentação do Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL). Por meio desta ferramenta, empreendimentos de menor complexidade como restaurantes, lanchonetes e lavanderias, poderão obter o documento em até 30 dias.

O secretário da pasta, André Domingues, foi convidado a participar da mesa de trabalho, representando a Prefeitura de Santa Maria. Para o secretário, o sistema padroniza os documentos e reduz o tempo para a obtenção do licenciamento ambiental.

“O SOL representa também mais agilidade e mais transparência no processo de obtenção das licenças, além de ser sustentável, pois sendo online, evita o uso de papéis. Também é econômico, porque dispensa o uso de serviços de correio. Sem contar na segurança jurídica que vai proporcionar aos empreendedores de baixa complexidade”, explica.

A implantação do sistema ocorreu no início deste ano, possibilitando que os processos de licenciamentos ambientais sejam protocolados diretamente no site da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) ou da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tanto em Porto Alegre, quanto nos balcões ambientais unificados localizados em alguns municípios, entre eles, Santa Maria.

Em Santa Maria, atualmente, apenas licenciamentos estaduais podem ser realizados através do sistema online. A intenção é que os licenciamentos ambientais do Município também possam ser feitos via SOL.

“Santa Maria e Gramado serão as cidades do projeto piloto no interior. Estamos buscando informatizar o sistema na Prefeitura para que os licenciamentos ambientais locais possam ser feitos via sistema online. No momento, estamos em tratativas com técnicos da Fepam para que venham até Santa Maria promover um curso de capacitação dos nossos servidores para o uso do SOL”, conclui André Domingues.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo