Por JOSÉ LUIZ ZASSO, da Assessoria de Imprensa do SMVC, com foto de Reprodução
Escritor e roteirista de cinema e televisão, Tailor Diniz (foto ao lado), teve em “A Superfície da Sombra” o seu primeiro livro adaptado para o cinema como longa-metragem, o filme homônimo que será exibido nesta quinta-feira, às 19h, na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM), no encerramento da programação do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Após acompanhar a exibição de Edmundo, longa-metragem documental de Luiz Alberto Cassol, também na programação do SMVC, Diniz conversou com a assessoria do festival sobre o processo de adaptação do livro para as telas de cinema.
Roteirista de curtas premiados (Terra Prometida, ganhador, em 2006, do prêmio de Melhor Filme nos festivais de cinema de Gramado e Brasilia, e Rolex de Ouro, também baseado em um conto seu, ganhador em 2007 do prêmio de Melhor Filme na mostra gaúcha do Festival de Cinema de Gramado) e também de curtas para a televisão (na série Histórias Extraoridinárias, da RBS TV), Diniz acompanhou de perto as gravações de “A Superfície da Sombra”: “Foi informalmente, numa generosidade do Paulo (Nascimento, diretor do filme)”, destaca o autor, ao lembrar que o diretor do filme seguido recorria a Diniz com opiniões ao longo da captação de imagens e da montagem do longa-metragem.”
“Menos de 15 dias depois de lançado o livro, já estávamos negociando os direitos para a adaptação da obra”, diz Tailor Diniz.
O autor do livro considera que o filme teve um resultado melhor do que o próprio livro. “A Fronteira tem isso, ao mesmo tempo que ela divide, ela não divide, ela une – e o filme conseguiu ser bem diferente do que estamos acostumados a ver”, analisa. Essa será a segunda exibição pública do filme e o lançamento em Santa Maria. A primeira exibição aconteceu em abril na fronteira Brasil/Uruguai, nas cidades de Chuí/Chuy. Trata-se da primeira produção falada totalmente em portunhol.
Sinopse:
Repleta de mistério, a trama fala de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para comparecer a um funeral. Ele chega tarde, perde a cerimônia, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), uma mulher com muitas histórias a serem reveladas. Baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, “A Superfície da Sombra” é o primeiro filme falado assumidamente em “portunhol”, misturando idiomas, dialetos, hábitos e culturas de Brasil e Uruguai. Trata-se também do primeiro longa metragem rodado na cidade de Chuí, o ponto mais meridional do Brasil.
Roteiro e Direção de Paulo Nascimento
Baseado no livro de Tailor Diniz
Elenco: Leonardo Machado, Giovana Echeverria, Cesar Troncoso, Marcelo Crawshaw, Sirmar Antunes, Nelson Diniz, Carlos Falero, entre outros.
Produção Accorde Filmes
Trailler oficial: https://www.youtube.com/watch?v=szTHxVrYwWw
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.