Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CinemaCultura

CINEMA. Em Santa Maria, no SMVC, Tailor Diniz fala sobre adaptação de seu livro “A superfície da sombra”

Por JOSÉ LUIZ ZASSO, da Assessoria de Imprensa do SMVC, com foto de Reprodução

Escritor e roteirista de cinema e televisão, Tailor Diniz (foto ao lado), teve em “A Superfície da Sombra” o seu primeiro livro adaptado para o cinema como longa-metragem, o filme homônimo que será exibido nesta quinta-feira, às 19h, na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM), no encerramento da programação do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Após acompanhar a exibição de Edmundo, longa-metragem documental de Luiz Alberto Cassol, também na programação do SMVC, Diniz conversou com a assessoria do festival sobre o processo de adaptação do livro para as telas de cinema.

Roteirista de curtas premiados (Terra Prometida, ganhador, em 2006, do prêmio de Melhor Filme nos festivais de cinema de Gramado e Brasilia, e Rolex de Ouro, também baseado em um conto seu, ganhador em 2007 do prêmio de Melhor Filme na mostra gaúcha do Festival de Cinema de Gramado) e também de curtas para a televisão (na série Histórias Extraoridinárias, da RBS TV), Diniz acompanhou de perto as gravações de “A Superfície da Sombra”: “Foi informalmente, numa generosidade do Paulo (Nascimento, diretor do filme)”, destaca o autor, ao lembrar que o diretor do filme seguido recorria a Diniz com opiniões ao longo da captação de imagens e da montagem do longa-metragem.”

“Menos de 15 dias depois de lançado o livro, já estávamos negociando os direitos para a adaptação da obra”, diz Tailor Diniz.

O autor do livro considera que o filme teve um resultado melhor do que o próprio livro. “A Fronteira tem isso, ao mesmo tempo que ela divide, ela não divide, ela une – e o filme conseguiu ser bem diferente do que estamos acostumados a ver”, analisa. Essa será a segunda exibição pública do filme e o lançamento em Santa Maria. A primeira exibição aconteceu em abril na fronteira Brasil/Uruguai, nas cidades de Chuí/Chuy. Trata-se da primeira produção falada totalmente em portunhol.

Sinopse:

Repleta de mistério, a trama fala de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para comparecer a um funeral. Ele chega tarde, perde a cerimônia, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), uma mulher com muitas histórias a serem reveladas. Baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, “A Superfície da Sombra” é o primeiro filme falado assumidamente em “portunhol”, misturando idiomas, dialetos, hábitos e culturas de Brasil e Uruguai. Trata-se também do primeiro longa metragem rodado na cidade de Chuí, o ponto mais meridional do Brasil.
Roteiro e Direção de Paulo Nascimento
Baseado no livro de Tailor Diniz
Elenco: Leonardo Machado, Giovana Echeverria, Cesar Troncoso, Marcelo Crawshaw, Sirmar Antunes, Nelson Diniz, Carlos Falero, entre outros.
Produção Accorde Filmes
Trailler oficial: https://www.youtube.com/watch?v=szTHxVrYwWw

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo