AssembleiaEducaçãoPolíticaTrabalho

CRISE POLÍTICA. CPERS protocola na Assembleia o pedido de ‘impeachment’ contra o governador Sartori

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Leandro Molina/Assembleia), da Equipe do Site

Presidente do CPERS, Helenir Schürer, entregou o pedido nas mãos do chefe de gabinete da presidência da Assembleia, Elton Mariani

O CPERS/Sindicato protocolou na manhã dessa segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa, o pedido de impeachment contra o governador José Ivo Sartori (PMDB). Esta é a segunda vez que a entidade entra com o processo contra o peemedebista.

Em 2016, o pedido do Sindicato estava embasado no crime de responsabilidade fiscal pelo descumprimento do artigo 35 da Constituição, ou seja, parcelamento dos salários dos educadores e demais servidores. Esta segunda solicitação aponta as mesmas razões e também traz novos argumentos, como os apontamentos do TCE indicando que o Piratini tem descontado contribuições dos servidores e não repassado ao IPE Previdência.

Soma-se também as pedaladas fiscais em 2016, descumprimento da norma constitucional de reposição inflacionária aos vencimentos dos servidores, descumprimento da aplicação dos 35% da receita líquida exigidos pela Constituição para a manutenção e o desenvolvimento do ensino, e, por fim, as denúncias de que Sartori recebeu R$ 1,5 milhão, oriundos de propina da JBS, por meio de Aécio Neves.

O pedido foi entregue pela presidente do CPERS, Helenir Schürer, ao chefe de gabinete da presidência da Assembleia, Elton Mariani.

“Já estamos há 16 meses com nossos salários parcelados. A pedalada que foi feita no ano passado nos obrigou a recorrer a empréstimos no Banrisul”, ressaltou Helenir.

Em janeiro deste ano, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), decidiu pelo arquivamento do pedido de impeachment. Hoje, está à frente da Casa o deputado Edegar Pretto (PT).

CLIQUE AQUI e confira na íntegra o pedido de impeachment protocolado pelo CPERS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo