Destaque

CULTURA. Santa Maria recebe entre sexta e domingo, mais um Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho)

Caras e bocas de Máucio Rodrigues, criador e organizador do Cartucho, que virou uma tradição no humor do Sul do Brasil

Por BIANCA PEREIRA (com montagem sobre imagens do Feicebuqui), da Equipe do Site

Inicia nesta sexta, 5 de maio, o 13º Cartucho – encontro dos cartunistas gaúchos, que esse ano acontecerá junto à Feira do Livro. A abertura oficial será as 20h na praça Saldanha Marinho, porém as atividades começam as 17h com o lançamento de Collorissímo de Breno Serafin e a distribuição do Massa Folhada nº 9. O 13º Cartucho irá até o dia 7, domingo, e a programação você confere mais abaixo.

Neste ano são 11 cidades representadas no evento que virou referência no humor gráfico do Estado e traz os maiores cartunistas do Rio Grande do Sul. Nomes como Byrata, Elias e Schroeder já estão confirmados, além do idealizador e coordenador do encontro Máucio Rodrigues. O tradicional Chimarrão com Nanquim e a Invernada de Cartuns acontecem nos dias 6 e 7, sábado e domingo, respectivamente, mas o 13º Cartucho conta com o Desenhando na Feira no dia 6, a partir das 16h, e a parceria com o Chef Caco durante os três dias de evento.

A divulgação desse ano foi diferenciada, contando com cartuns produzidos especialmente para a ocasião e feitos pelos cartunistas confirmados. Máucio Rodrigues conta que “a expectativa dos cartunistas é muito grande a espera de um novo Cartucho. Foi fácil imaginar que pedindo um cartum sobre a vinda de cada um, teria resposta imediata. Realmente o Cartucho é uma ilha na vida de todos desenhistas de humor do estado; esse depoimento é muito presente em todos. ”

Idealizado em 2003, o Cartucho é uma promoção do curso de Desenho Industrial da UFSM, sendo realizado pela Chili Produções Culturais e com o financiamento da LIC e da Secretaria de Esporte Cultura e Lazer. Um dos retornos sociais do projeto são os Painéis do Cartucho, que envolvem cartunistas, alunos e professores de quatro escolas, EE humberto de Campos, EMEF Renato Nochi Zimermann, EMEF Pinheiro Machado e EBE Cícero Barreto em uma interação ampla e democrática. Este ano a temática é “Uma janela para o Futuro”.

A ideia de fazer um encontro de cartunistas surgiu em um Santa Maria Cheia de Graça, Salão de Humor do Mercosul, realizado pelo próprio idealizador do encontro e o cartunista Byrata. Máucio comenta que “no final do 2º Salão fizemos uma avaliação e uma das conclusões é que os salões de humor, pelo mundo afora, eram muito repetitivos. Então a ideia de fazer algo diferente, ficou incubada. Uns anos depois surgiu o Cartucho, com essa ideia inovadora: não premiar, mas sim reunir. É o único encontro de cartunistas neste estilo que se conhece.” O evento também conta com a ideia de interagir com a população e vivenciar juntos o dia-a-dia de um cartunista gaúcho, às voltas de seu trabalho e com uma cuia de chimarrão na mão.

Programação Oficial do Cartucho

– Dia 5 (sexta-feira):

Das 17 às 19h – Lançamentos

Collorissímo de Breno Serafin

Distribuiçao do Massa Folhada nº 9

20h – Divulgação do tema e cartucho animado

– Dia 6 (sábado):

Das 10 às 12h – Chimarrão com Nanquim

16h – Desenhando na Feira

– Dia 7 (domingo):

17h – Invernada de cartuns

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo