FEIRA DO LIVRO. Dia de muitas atrações e de papear com Moisés Mendes. Tema? Jornalismo, certamente!
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
O jornalista Moisés Mendes, 62 anos, estará na Feira do Livro na noite desta quarta-feira (3). Ele participará de um bate-papo, às 19h, que terá o jornalismo como tema central. Mas que ninguém se surpreenda se a conversa também pender para a política. Mendes é um dos principais críticos da cobertura da Operação Lava-Jato.
“O jornalismo brasileiro vive o seu pior momento, pois não produziu uma única matéria de peso sobre a corrupção que possa ser entendida como investigativa. O melhor repórter da Lava-Jato é o juiz Sérgio Moro e os vazadores de informações são os procuradores da República”, sentencia Mendes.
Embora tenha a convicção de que o jornalismo brasileiro fracassou com a Lava-Jato, Mendes é otimista em relação ao futuro da profissão. Ele entende que a produção de conteúdo jornalístico on-line irá se sobressair sobre o material impresso, abrindo novas oportunidades.
“O jornal diário vai desaparecer, pois não vai conseguir cobrir os custos. Chegará um ponto que haverá certo glamour em folhear um impresso, como se fosse algo cult”, explica.
De acordo com Mendes, a internet existe no Brasil há 22 anos, mas apenas na última década teve início a produção de conteúdo relevante. Ele crê que a nova geração de jornalistas não irá atuar em grandes redações, criando novos negócios on-line na área de Comunicação.
Perfil
O rosariense Moisés Mendes é jornalista desde os 17 anos. Em 1970, começou a atuar como repórter (e depois foi editor) da Gazeta de Alegrete, jornal criado em 1882 por Luís de Freitas Vale, o Barão do Ibirocay, com a missão de combater a escravidão. Também atuou em A Plateia, de Livramento; O Semanário, de Bento Gonçalves; Cotrijornal, da Cotrijuí; e O Interior, de Fecotrigo, em Porto Alegre. Foi correspondente da Caldas Júnior em Ijuí de 1977 a 1983. Trabalhou por 27 anos no jornal Zero Hora e lançou recentemente o livro de crônicas “Todos Querem Ser Mujica”.
CLIQUE AQUI e conheça o Blog do Moisés Mendes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.