Por FRITZ R. NUNES, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
A Comissão Paulo Devanier Lauda de Verdade e Memória da UFSM promove na próxima semana, dias 24 e 25 de maio, o seminário “Repressão política nas universidades durante a ditadura: memória e verdade”. O evento, que conta com o apoio da Sedufsm, da Assufsm, da OAB-Subseção Santa Maria, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e do DCE, acontecerá no Auditório do CCSH (Antiga Reitoria), no centro de Santa Maria. O evento também integra a programação do dia de luta (24 de maio) da Sedufsm e da Assufsm.
Conforme a professora Glaucia Konrad, que integra a Comissão da Verdade da UFSM, representando o departamento de Documentação, o evento tem por objetivo discutir a repressão política nas universidades durante a ditadura civil-militar (1964-1985) e as práticas adotadas no período. Para as palestras do dia 24 de maio virão duas convidadas: Angélica Lovatto, docente da Unesp, campus de Marília, e integrante da Rede Nacional de Comissões da Verdade Universitária; e Vivien Ishaq, historiadora do Arquivo Nacional, em Brasília, também gerente-executiva Relatório da Comissão Nacional da Verdade.
Confira a programação completa:
24 de maio
9h- Vivien Ishaq: “Os arquivos da repressão política no Arquivo Nacional e linhas de pesquisa, 1964-1985”.
14h- Angélica Lovatto: “O trabalho da Rede Nacional de Comissões da Verdade Universitárias: memória, verdade, justiça e reparação”.
25 de maio
14h- Cine debate com o filme “Em teu nome”, cuja direção é de Paulo Nascimento.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.