Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site
O ex-vereador, Luiz Carlos Fort (PT), anunciou na tarde dessa quinta-feira (11) que irá deixar o partido pelo qual é filiado há 26 anos. A declaração ocorreu durante a cerimônia de descerramento de um quadro que leva sua foto junto à galeria dos ex-presidentes do parlamento santa-mariense.
Durante o ato, Fort agradeceu pelo apoio de todos os seus colegas de partido nas três gestões em que atuou na Câmara, assim como as bancadas que o conduziram à presidência da Casa ano passado. Também agradeceu a sua família e não se esqueceu do apoio que teve dos assessores de gabinete e dos servidores do Legislativo. Também falou da gratidão que nutre pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que o lançou na política.
Em seguida, ele afirmou que sairá do PT e que não irá se filiar a nenhum partido nos próximos meses, prometendo atuar de forma independente. Também destacou que, neste momento, cuidará de suas duas empresas e de sua família, não ingressando em um governo que não ajudou a eleger.
“Não há possibilidade nenhuma de eu compor o governo do Município. Não irei em hipótese alguma porque eu apoiei e voltei no Valdeci. Só vou compor o governo de quem eu eleger”, ponderou Fort.
Antes de descerrar a faixa com o seu quadro, Fort recebeu um convite público do atual presidente da Câmara, Admar Pozzobom (PSDB).
“Há pessoas que não ajudaram a eleger o governo e estão trabalhando na Administração Municipal, então o senhor sinta-se a vontade. E já que o senhor anunciou a sua saída do PT, o PSDB está de portas abertas”, convidou Admar.
Os vereadores do PT lamentaram a decisão, mas não deixaram de abraçar Fort e desejar-lhe boa sorte. Ao final da cerimônia, uma longa fila se formou para que as pessoas pudessem bater uma foto ao lado seu lado.
Após o ato, em entrevista ao site, Fort disse que não descarta uma filiação política no futuro.
“Tenho até 1º de outubro, segundo a Legislação, para poder me filiar a algum partido se a intenção futura for concorrer na eleição de 2018. O certo é que na eleição de 2020 eu participarei do cenário político ou para a chapa proporcional ou para majoritária”, projeta.
Convites para o retorno à política partidária não faltam. PSB, PP, PTB, PDT, DEM e agora o PSDB demonstraram interesse em contar com Fort.
Ele também disse que a decisão de sair do PT foi pessoal, mas admite que pesou o fato de ter sido preterido na chapa com Valdeci Oliveira (PT) na eleição do ano passado. Fort seria o candidato a vice, mas na última hora foi comunicado que Helen Cabral (PT) faria a dobradinha com Valdeci.
Fort, pense um pouco mais. Avalie se realmente vale a pena. Ninguém vai sentir sua falta na seara política da nossa aldeia nesses quatro anos de “férias sabáticas” espontâneas.
E aqui fica uma sugestão para você: dê ao editor com exclusividade a informação de qual partido você se filiará, ele está com problemas de pauta com o marasmo de notícias. Estou ansioso para que esse dia chegue logo.