Assembléia.Parlamento gaúcho festeja fato de Brasília encampar propostas daqui contra a crise
Os resultados de audiência pública realizada no final de março, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande, com a presença de Dilma Rousseff, foram consolidados em documento entregue (foto) à ministra e, por extensão, ao próprio Governo Federal. Agora, passados dois meses e meio, o parlamento gaúcho comemora o fato de algumas daquelas idéias terem sido incorporadas por Brasília, no conjunto de medidas deflagradas para enfrentar os efeitos da crise.
Essa é, aliás, a manifestação do próprio presidente da Assembléia, Ivar Pavan, do PT, como mostra reportagem distribuída pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Roberta Amaral, com foto de Marco Couto. Confira, a seguir:
Propostas da AL para enfrentar a crise são contempladas pelo governo federal
Antes que os reflexos da crise econômica mundial se instalasse na matriz produtiva dos gaúchos, a Assembleia Legislativa buscou antecipar o debate para evitar que esses atingissem profundamente o Rio Grande do Sul. Uma mobilização foi deflagrada pela Presidência da Casa, que incentivou o trabalho conjunto das comissões temáticas através de audiências públicas realizadas no interior e em Porto Alegre. Menos de três depois, algumas propostas da AL saíram do papel, trazendo alento ao Rio Grande e ao País.
“É uma vitória da escolha política que fizemos ao eleger o Parlamento como espaço legítimo para o debate de grandes temas de interesse da sociedade”, disse o presidente da AL, deputado Ivar Pavan (PT). As manifestações nas audiências públicas evidenciaram que a superação da crise passaria pela ação do Estado e a necessidade de repensar o papel do poder público. Essas mesmas manifestações viraram propostas entregues aos governos estadual e federal numa grande audiência pública realizada no Plenário do Legislativo no dia 27 de março, com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Segundo Pavan, o Parlamento elegeu uma pauta que dialoga com os interesses da sociedade e subsidia o governo para atender demandas que ela apresenta. “O documento que entregamos à ministra Dilma contempla vários pontos das discussões que promovemos e que agora estão sendo atendidas. E isso confirma o acerto da nossa agenda. Acho que é uma combinação de um conjunto de coisas que se transformam em uma vitória do Governo, uma vitória da nossa política e da sociedade que participou do debate”, afirmou.
Naquele dia, Dilma afirmou que o Brasil seria o último país a ser afetado pela crise e que esse possui todas as armas para enfrentar o cenário mundial de turbulência. Na opinião de Pavan, o Parlamento só se fortalece ao buscar o consenso em torno de temas de relevância social…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.