Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Santa Maria vive um clima eleitoral na área de educação. A semana começa com três campanhas ocorrendo ao mesmo tempo. Na UFSM, tem a corrida pela Reitoria e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já nas escolas estaduais, o foco é pela direção do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato.
Enquanto que os pleitos do CPERS e da Reitoria irão ocorrer apenas nos dias 27 e 28 de junho, já na quarta-feira (7) será decidido quem irá comandar o DCE na gestão 2017/2018. Três chapas brigam pela preferência do eleitorado (Representa, Lado a Lado e Libertas). Os últimos debates irão ocorrer nesta segunda (5), em dois campi.
O primeiro encontro será às 11h30min, no Restaurante Universitário (RU), no campus de Santa Maria. Às 17h, o embate de ideias ocorre no campus de Palmeira das Missões. Nas redes sociais, as chapas aproveitaram o final de semana para ressaltar as propostas. O clima é de tranquilidade para a votação que se avizinha.
A mesma sensação é percebida nas redes sociais das chapas Muda CPERS e CPERS Unido e Forte, candidatas à direção do 2º Núcleo. A campanha começou na quinta (1º) e ambas divulgaram suas propostas no fim de semana.
Por outro lado, mais acirrada se apresenta a campanha para a Reitoria. Nas redes sociais até nota de repúdio ganhou destaque na última semana. Três chapas estão na disputa: UFSM pra Mudar Ainda Mais, Juntos por Um Novo Amanhã e Coragem para Mudar pela Base.
Assisti um trecho de debate na TV Campus outro dia. Eleição para o DCE. Um desastre. Propostas genéricas do tipo “defender a educação pública”, “menos repasses de verbas públicas para as particulares”. Eram três meninas. Duas delas largavam um “né” a cada 5 palavras. Além de preencher uma pausa (sem necessidade) não teve alguém para dizer para elas que “né” é um pedido de confirmação, parece que não existe convicção no que se dia. Alguns “tipo assim” também apareceram. Uma participante tinha um minuto de réplica e parou uns 20 segundo no meio da fala para pensar no que dizer. Silêncio e todos se olhando. Falta experiência, aumeta-se o preparo com ensaios. Sofrível para uma IFES.