
Por Fritz R. Nunes (texto e foto) / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm)
Na primeira semana do semestre letivo de 2025, entre 10 e 14 de março, as e os docentes da UFSM estão convidados(as) a participar da jornada de mobilização para pressionar pelo cumprimento dos acordos da greve de 2024, que incluem reajuste salarial e mudanças na carreira. As atividades foram encaminhadas pela assembleia ocorrida nesta sexta, 7, no auditório da Sedufsm e também com participação virtual dos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Já a paralisação, apontada pelo ANDES-SN, para terça, dia 11 de março, foi rejeitada.
O entendimento majoritário das e dos participantes da plenária é de que são necessárias ações conjuntas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que permitirá a implementação dos acordos de greve, mas que haveria dificuldade em conseguir pôr em prática uma paralisação de 24h no segundo dia do semestre letivo. Uma comissão de mobilização foi criada, que irá acompanhar a agenda (abaixo) desenvolvida pela diretoria da Sedufsm para a Semana de Acolhimento e Jornada de Lutas.
O presidente da Sedufsm, Everton Picolotto, ressaltou que a ideia da mobilização é para dialogar com professoras e professores, tanto em Santa Maria como nos demais campi, informando, inclusive com material impresso, a situação do reajuste salarial e de outros itens negociados com o governo.
A agenda dessas ações de corpo a corpo, nas várias Unidades, e nos outros campi fora da sede, prevê bancas da Sedufsm nos prédios visitados. Também faz parte desse processo de mobilização, a passagem de carro de som no campus sede e a realização de entrevistas aos meios de comunicação com esclarecimentos à comunidade.
Jornada de lutas
10 a 14 de março
Segunda, 10/03
9h – Centro de Convenções da UFSM
13h30 – Centro de Ciências Rurais [Prédios 42 e 44]
Terça, 11/03
8h – Centro de Educação Física e Desportos [Prédio 51]
8h – UFSM/Palmeira das Missões [Prédio 1]
8h – UFSM/Frederico Westphalen [Prédio 1]
9h – Audiência Pública sobre a minuta/proposta de projeto de lei que visa o reconhecimento institucional de Notórios Saberes para Mestres e Mestras de Saberes e Fazeres Tradicionais, Populares e Culturais em suas artes, ofícios e cosmologias tradicionais [Prédio 18]
13h30 – Centro de Artes e Letras [Prédio 40]
Quarta, 12/03
8h – Centro de Ciências da Saúde [Prédio 26F]
13h30 – Centro de Ciências Sociais e Humanas [Prédio 74A]
Quinta, 13/03
8h – Centro de Ciências Naturais e Exatas [Prédio 13]
13h30 – Centro de Educação [Prédio 16B]
Acolhimento acadêmico com apresentação da Oficina de Música da UFSM…”
PARA LER NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.