DestaqueEleições 2022

RESCALDO. Embora com 60% mais votos, Riesgo não se reelege e vai refletir sobre o seu futuro político

Santa-mariense fez 12 mil votos além do que há quatro anos, mas ficou fora

Riesgo, com Van Hatten, deputado federal reeleito, em campanha, no centro da cidade: futuro político indefinido (foto Claudemir Pereira)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Giuseppe Riesgo tem desempenho notável, até aqui 60% mais votos que em 2018. Para se reeleger, porém, dependerá de uma segunda vaga para o partido. A primeira é do vereador de Porto Alegre, Felipe Camozzato.”

As observações, feitas pelo repórter, no Facebook, na noite dominical, acabaram se confirmando. O santa-mariense, não obstante os votos feitos – 28.209 no Rio Grande inteiro, dos quais 10.290 em Santa Maria – não logrou eleger-se. Ao contrário de quatro anos atrás, quando fez um total de 16.224 votos, com 7.763 na boca do monte.

Sobre essas questões e, sobretudo, o futuro, o site fez uma curta (mas elucidativa) entrevista por whatsap, com o deputado. Acompanhe, na íntegra:

Claudemir Pereira – Embora o acréscimo de cerca de 60% nos votos, de um pleito ao outro, o senhor não logrou reeleger-se. Que fatores determinaram esse resultado?

Giuseppe Riesgo – O sistema proporcional exige uma grande quantidade de votos nos candidatos do partido. Muitos tinham 56 candidatos para deputado estadual. O NOVO tinha apenas 20. Acreditávamos que seria possível fazer duas vagas, mas infelizmente o desempenho ficou um pouco abaixo do que se imaginava.

CP – Como será o restante do mandato e, sobretudo, o futuro politico próximo do senhor (para logo depois de janeiro de 2023)?

GR – Cumprirei o mandato até o final, como prometi em 2018. Agora, o que farei de 2023 em diante ainda não sei. Preciso refletir.

CP – Qual o comoportamento do NOVO no Estado, a partir de agora e, sobretudo, qual a ideia do partido em relação a Santa Maria. Por exemplo: o senhor é pré-candidato a prefeito em 2024, respaldado pela digna votação de agora?

GR – Como disse anteriormente, não sei. Fui o terceiro mais votado da cidade. Não vou tomar decisões precipitadas, seja de concorrer ou não.

CP – Algo mais que queira acrescentar?

GR – Só agradecer por todo o apoio que tive. Arrecadei mais de 400.000 reais apenas com doações privadas. Tive muitos voluntários na campanha, em todo o estado. Aumentei em 60% minha votação. Não foi por falta de trabalho. A vida e a política teêm disso. As vezes vencemos, as vezes perdemos. Sigo de cabeça erguida.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Capital politico saindo da vitrine esvanece fácil. Não so por isto, obvio, vide Marchezan. Perdeu votos na capital (parte rejeição) e agora é suplente. Novo tem um monte de regras que jogam contra o partido. Total zero, termometro é o Zema, se ele notar que o partido limita as ambições pula fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo