AssembleiaPolíticaSaúde

SAÚDE. Projeto para barrar ensino a distancia, que encontra grande resistência do setor no Rio Grande

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Valdeci, com os conselhos e profissionais, preparará projeto de lei

A realização de cursos de graduação e técnicos a distância na área da saúde encontra forte resistência no Rio Grande do Sul. Em audiência pública promovida pelo deputado Valdeci em Porto Alegre, na última quarta (7), dirigentes de mais de 10 conselhos e entidades estaduais do setor foram unânimes no combate a essa modalidade de ensino.

Eles afirmaram que a formação de profissionais será precarizada em função das especificidades do ensino na saúde. Também não faltaram críticas ao enfoque prioritariamente comercial desses cursos. O deputado Valdeci, em conjunto com os conselhos e profissionais da saúde, vai preparar um projeto de lei sobre o tema.

Atualmente, já há quase 300 mil vagas abertas por EAD na área da saúde em todo o país. No seu pronunciamento, Valdeci afirmou que é um apoiador da educação a distância e do uso da tecnologia para democratizar o conhecimento, mas que concorda que, “na saúde, o ensino tem de ser presencial, em função da necessidade do contato com o paciente”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Com certeza não se aprende a dar uma injeção na veia sem prática, mas se a intenção é barrar TODOS os cursos online ligados à área da saúde seria uma piada, pois é evidente que nem todos os cursos direcionados à saúde os profissionais atendem diretamente os pacientes.

  2. Não precisa nem dizer que tem todo jeito de inconstitucionalidade por vicio de origem. Fiscalização de cursos superiores é do MEC. Tem mais, se o ensino é a distância e a mantenedora ficar fora do RS, como fica? Mais ainda, existem muitos cursos na área da saúde que não necessitam de contato com o paciente. Gestão na saúde, saúde pública, nutrição clínica, gestão hospitalar.
    Daí se conclui que as corporações estão querendo um “jeitinho” (talvez para diminuir a concorrência) e um deputado jogando para a torcida para fingir que está trabalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo