CÂMARA. Com apoio do PTB, oposição proporá uma comissão para investigar as condições de 4 secretarias
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Divulgação), da Equipe do Site
O governo municipal parece ter sofrido sua primeira derrota na Câmara de Vereadores. Após ter dado a volta por cima e conquistado na marra o controle da CPI do Parque de Máquinas, o Executivo agora poderá ter que conviver com uma comissão especial que pretende fiscalizar condições de trabalho em quatro secretarias. A iniciativa partiu da oposição e foi protocolada graças ao apoio da bancada do PTB, que integra a base de Pozzobom.
Como regra, uma comissão especial ou mesmo uma CPI só pode ser protocolada se conquistar, no mínimo, sete assinaturas. Como a oposição possui apenas cinco vereadores – Celita da Silva (PT), Daniel Diniz (PT), Jorge Trindade – Jorjão (Rede), Luciano Guerra (PT) e Valdir Oliveira (PT) – qualquer iniciativa fica na dependência de conquistar ao menos dois parlamentares governistas. Foi o que ocorreu nessa quinta.
Deili Silva (PTB) e Ovídio Mayer (PTB) assinaram o Pedido de Autorização 9594/2017, de autoria de Daniel Diniz (PT), que visa acompanhar e fiscalizar as condições de trabalho oferecidas aos servidores públicos das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.
“Desde o dia 27 de junho estou tentando protocolar, mas não conseguia as sete assinaturas. Tenho recebido muitas denúncias em relação a funcionários que não possuem equipamentos de proteção individual”, explica Diniz.
A líder da bancada do PTB, Deili Silva, afirma que Ovídio Mayer e ela assinaram o requerimento porque é de conhecimento público a situação enfrentada pelos servidores da Secretaria de Infraestrutura que atuam sem equipamentos de segurança. A vereadora também lembra que na audiência pública sobre o Plano Plurianual (PPA), em 28 de junho, os guardas municipais denunciaram a falta de coletes.
A petebista ainda afirma que não teme um distanciamento entre o PTB e o governo municipal após a sigla ter apoiado a iniciativa da oposição.
“O prefeito Jorge Pozzobom é uma pessoa de responsabilidade e sabe que, particularmente, a bancada do PTB sempre tem atitudes equilibradas. Não acredito neste distanciamento, afinal, a comissão tem objetivo de garantir a integridade destes trabalhadores e prevenir que o gestor seja, logo ali, penalizado por não seguir normas de segurança do trabalho”, pontua Deili.
O requerimento para a criação da comissão foi protocolado às 17h20min dessa quinta e será colocado na pauta de votação na sessão da próxima terça (11).
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA SOLICITAÇÃO DE COMISSÃO
Para dar risada. Legislar sobre direito do trabalho é competência privativa da União. Logo o poder de polícia é da União. Os vereadores podem criar uma “comissão” como esta? Tanto podem como fizeram. Podem até criar uma “comissão” para fiscalizar o número de folhas das árvores de Santa Maria. Único problema é que estão fazendo serviço que não é deles, logo deixam de lado as tarefas que são atribuição da CV. Resumindo: politicagem da mais barata. Oposição e Movimento dos Sem Cabides. Nem tudo está perdido no entanto. Casarão da Vale Machado aprovou (entre alguns passeios de vereadores a POA com diárias e carro oficial) a criação de uma comissão para discutir a política de resíduos sólidos do município. Porque não é publicado no site? Não faz o jogo do PT, óbvio.