CulturaPrefeitura

CULTURA. No fim de agosto, a Conferência Municipal Extraordinária de Santa Maria. Saiba o que vai definir

Reunião com vários segmentos culturais, no Palacete da SUCV. Objetivo é preparer atividades que vão desembocar na Conferência

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nos dias 28 e 29 de agosto será realizada a Conferência Municipal Extraordinária de Cultura de Santa Maria, no auditório da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), às 19h. A conferência, promovida e coordenada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e pelo Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria (CMC), tem como principal objetivo fortalecer a cultura no Município e possibilitar a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMCULT).

A Conferência Extraordinária busca mobilizar os diferentes segmentos técnico-artísticos da cidade e, principalmente, possibilitar a eleição de representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Antes da Conferência Extraordinária, a SMCEL e o CMC promovem cinco pré-conferências, cada uma delas dedicada a quatro segmentos técnico-artísticos (veja abaixo). As pré-conferências ocorrem de 07 a 11 de agosto, às 19h, no Clube Recreativo Dores (Rua Bento Gonçalves, nº 400).

Esta atividade prévia vai contemplar vinte segmentos (veja abaixo) ligados à Cultura, com o objetivo de viabilizar o surgimento de candidatos que vão representar a sociedade civil na eleição do novo conselho.

CRONOGRAMA DOS SEGMENTOS PARTICIPANTES DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA:

– dia 07 de agosto (segunda-feira) – Segmentos: Música; Audiovisual; Cultura Digital; Instituições de Ensino Superior (IES).

– dia 08 de agosto (terça-feira) – Segmentos: Tradição e Folclore; Artesanato; Patrimônio Histórico; Patrimônio Arquitetônico.

– dia 09 de agosto (quarta-feira) – Segmentos: Teatro; Cultura Indígena; Cultura Popular; Cultura Viva.

– dia 10 de agosto (quinta-feira) – Segmentos: Livro, Leitura e Literatura; Artes Visuais; Design; Moda.

– dia 11 de agosto (sexta-feira) – Segmentos: Dança; Cultura Afro-brasileira; Circo; Diversidade Sexual e de Gênero.

MOBILIZAÇÃO DE ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS

Os preparativos para a Conferência Municipal Extraordinária de Cultura começaram a ser discutidos na noite desta quinta-feira (27), durante encontro realizado no Salão de Atos da SUCV. A atividade reuniu representantes de diversos segmentos culturais como música, teatro, artesanato, dança e web rádio, além de artistas, produtores, representantes de ONGs e entidades.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, reforçou a importância da participação dos agentes culturais em todas as atividades voltadas à Conferência Municipal Extraordinária de Cultura.

“As pré-conferências e a Conferência Extraordinária representam o espaço de diálogo pleno e democrático que precisamos ter para a criação do Conselho Municipal de Política Cultural”, afirmou Marta.

PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
De 07 a 11 de agosto, às 19h
Clube Recreativo Dores (Rua Bento Gonçalves, nº 400, Bairro Nossa Senhora das Dores)

CONFERÊNCIA MUNICIPAL EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA
Dias 28 e 29 de agosto, às 19h
Auditório da Fames (Rua Dr. Turi, nº 2003, Centro)
Encerramento da Conferência no dia 30 de agosto, durante o encerramento do Mês da Cultura, no Theatro Treze de Maio

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo