ECONOMIA SOLIDÁRIA. Expositores uruguaios estão motivados. Eles vêm de vários locais da banda oriental
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa dos Eventos
Os uruguaios foram os primeiros estrangeiros a montarem estandes na 24ª Feicoop. Na tarde de quinta (6), pelo menos três representantes do país vizinho circulavam motivados pelos corredores do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.
Fernando Silva vive na cidade gaúcha de Sant’Ana do Livramento, mas seu portunhol não deixa dúvidas de sua origem. Ele trouxe para a Feira produtos à base de lã da Cooperativa Teares do Sul. Entre os itens, destaque para os ponchos, coletes, boleros e toalhas.
“Este é o quarto ano que participo da Feira. Quem me puxou para Santa Maria foi a minha irmã e agora venho todos os anos”, diz Silva.
A irmã que Fernando se refere é Elsa Silva, que participa Feicoop desde 2008. Ela enfrentou 12 horas de viagem de ônibus entre Punta del Este e Santa Maria.
Elsa irá comercializar licores de diversos sabores como limão, carqueja, butiá, ovo, laranja, entre outros. E não estranhe o sobrenome Silva, Fernando e Elsa possuem uma relação muito próxima com o Brasil.
“A nossa mãe era brasileira”, entrega Elsa.
Situação parecida vive Edith Correa, da cidade de Cerro Largo, próxima de Rivera. O marido dela é brasileiro.
“Eu participo da Feira há cinco anos, trouxe produtos de tricô e também cadernos e cadernetas decorados”, declara a sorridente Edith.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
A Feira
A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária ocorrem entre sexta (7) e domingo (9) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.
O evento é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.
Em 2016, o evento recebeu 248 mil visitantes. Este ano, é esperado um público de 250 mil pessoas. A entrada é gratuita.
Horário de comercialização
Sexta-feira (7) – das 7h30min às 20h
Sábado (8) – das 7h às 20h
Domingo (9) – das 7h30min às 18h
Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.
Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/
Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail [email protected] ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.