EducaçãoInternetPolíticaTrabalhoUFSM

INDICADOR? Vencedores nas eleições de DCE, UFSM e CPERS ganharam também batalha das redes sociais

Antes de obter a reeleição para a reitoria da Universidade, Paulo Burmann mobilizou mais eleitores que os seus oponentes no Feicebuqui

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

Junho reservou três grandes pleitos em Santa Maria: a corrida pelo Diretório Central (DCE) da UFSM no início do mês e as eleições para a reitoria da UFSM e para o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, realizados semana passada. As três chapas vencedores têm uma coisa em comum: todas mobilizaram mais eleitores no Facebook que suas concorrentes.

No caso da eleição do DCE, por exemplo, no dia 8 de junho, quando foi realizada a votação em Frederico Westphalen, a Chapa 1 – Representa, possuía 1.795 curtidas em sua fanpage, enquanto que a Chapa 3 – Libertas, tinha 1.435 curtidas e a Chapa 2 – Lado a Lado, 1.133.

O resultado do pleito foi o mesmo do Facebook: a chapa de oposição Representa foi eleita com 2.134 votos. Libertas, de situação, recebeu 1.566 e Lado a Lado, 1.201.

Na manhã de terça (27), primeiro dia de votação para a Reitoria, a Chapa 1 – Pra Mudar Ainda Mais, possuía 2.866 curtidas contra 2.073 da Chapa 2 – Juntos por um Novo Amanhã. A Chapa 3 – Coragem para Mudar pela Base, tinha 1.534 curtidas.

Nas urnas, o mesmo resultado se repetiu, com Paulo Burmann, da Chapa 1, sendo reeleito com 5.817 votos. A Chapa 2, de Dalvan Reinert, recebeu 4.015 votos, e a Chapa 3, de Helenise Antunes, registrou 1.977 votos.

Por fim, na eleição pelo 2º Núcleo do CPERS, a Chapa 2 – CPERS Unido e Forte possuía 326 curtidas na manhã de terça (27), primeiro de votação, contra 231 curtidas da Chapa 1 – Muda CPERS.

No pleito, a Chapa 2, de Rafael Torres, que representa a situação, foi vencedora com 1.107 votos. A Chapa 1, encabeçada por Nehita Peres, da oposição, recebeu 691 votos.

É preciso levar em consideração que qualquer usuário do Facebook pode curtir as fanpages. Além disso, um eleitor pode curtir mais de uma página. Todavia, a pesquisa do site comprova que, conseguir mais curtidas que o concorrente na rede social é um forte indicador de vitória.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Quem é movido por paixões, mesmo que elas enterrem todo mundo, sempre vai aparecer mais.

    Essa gente esquisita é “fogosa”. Pena que a capacidade de perceber a realidade não existe, é só “luta” que nos afunda, as evidências estão aí. Não melhoraram em nada o país, a educação, muito pelo contrário, muito menos o salário deles mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo