Por BIANCA PEREIRA (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
Promoção que prometia levar jovens de até 25 anos para lugares como Austrália e Canadá, por uma página falsa da World Intercâmbio, enganou centenas de brasileiros nestas duas semanas de julho. O post aconteceu na quarta-feira passada, dia 5 de julho e foi desmentido pela FANPAGE da BRASA nesta segunda-feira. Hoje, o post e a página foram deletados.
O agravante é que para participar da promoção era preciso preencher os dados do candidato em um formulário, também já desativado, e era pedido para fazer uma doação de no mínimo 20 Dólares pra ajudar a custear os alunos que moram fora e redirecionava os doadores para uma página que arrecada fundos. As doações não eram obrigatórias, porém o post falso foi compartilhado por mais de 30 mil pessoas no Facebook e muitos dos usuários que comentários afirmavam que haviam feito a doação. Ainda quando questionados nos comentários da publicação sobre se a ação era falsa, a página apenas os apagava.
Conforme o post da BRASA, uma Associação Estudantil sem fins lucrativos composta por estudantes brasileiros no exterior, a página falsa havia sido criada ainda no mês de julho, não havendo registro da companhia datado antes do dia 2 deste mês.
A organização afirma que “a vaquinha criada foi renomeada (antes era de outra pagina que promovia um esquema semelhante usando o nome do Rotary).” O Rotary, organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, foi vítima de um esquema com seu nome no início deste ano.
“Todos nós sabemos o quanto estudar no exterior atrai os jovens e o quanto oportunidades de bolsa/gratuidades brilham aos olhos, mas infelizmente existem pessoas mal intencionadas que tentam tirar proveito disso” , diz a postagem da BRASA. Eles ainda recomendavam a todos para procurar “informações sobre a empresa antes de preencher formulários/fazer contribuições.”
Já são mais de 6 mil compartilhamentos do post que desmentia a promoção e 13 mil comentários de pessoas do país inteiro afirmando que haviam pago e colocado os dados de seus cartões no site e iriam cancelá-los. Nos comentários também se vê muitas pessoas marcando amigos que haviam compartilhado a promoção.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.