SAÚDE. Prefeitos querem a retomada das cirurgias eletivas por hospitais da região para desafogar HUSM
Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
As dificuldades enfrentadas na área da Saúde, em Santa Maria e nas demais cidades da Região Centro, tem motivado os gestores municipais a buscar soluções efetivas para as demandas da área. E foi para dar encaminhamentos a esses assuntos, que representantes de diferentes municípios estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, na Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro).
Um dos principais assuntos tratados no encontro foi com relação à retomada da rede hospitalar para procedimentos de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. De acordo com a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, a intenção que os serviços desempenhados por meio dessa rede, que funcionou integralmente até meados de 2010, voltem a ser disponibilizados. Na prática, através da rede, os hospitais da região podem ser habilitados para fazer cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, pois os serviços que hoje estão habilitados não atendem à demanda crescente, o que causa sobrecarga ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
“O Husm é referência para atendimento de alta complexidade, mas hoje ele acaba atendendo também as cirurgias eletivas de média e baixa complexidade. Estamos realizando o planejamento para reconstruir essa rede, de forma a desafogar o Husm”, explica Liliane.
Durante a reunião, ficou acertado que será montada uma comissão entre os municípios da Região Central, incluindo Santa Maria, que dará encaminhamento à questão. O grupo será responsável por realizar um estudo do cenário dos hospitais da região, estudar a demanda reprimida de pacientes e verificar quais as prioridades e o que cada instituição pode fazer.
“Queremos retomar essa rede para que possamos receber recursos do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, o que irá auxiliar nas demandas dos municípios. É necessário um planejamento conjunto dos gestores da região para o enfrentamento dos problemas na área da Saúde”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, que é também secretário de Saúde de Santa Maria.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Barbada, basta Temer e o Gringo mandarem dinheiro que tudo se resolve.