Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraRegiãoSaúde

SAÚDE. Prefeitos querem a retomada das cirurgias eletivas por hospitais da região para desafogar HUSM

No encontro da AM Centro, ficou acertado que os municípios da Região irão montar comissão para dar encaminhamento ao assunto

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

As dificuldades enfrentadas na área da Saúde, em Santa Maria e nas demais cidades da Região Centro, tem motivado os gestores municipais a buscar soluções efetivas para as demandas da área. E foi para dar encaminhamentos a esses assuntos, que representantes de diferentes municípios estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, na Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro).

Um dos principais assuntos tratados no encontro foi com relação à retomada da rede hospitalar para procedimentos de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. De acordo com a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, a intenção que os serviços desempenhados por meio dessa rede, que funcionou integralmente até meados de 2010, voltem a ser disponibilizados. Na prática, através da rede, os hospitais da região podem ser habilitados para fazer cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, pois os serviços que hoje estão habilitados não atendem à demanda crescente, o que causa sobrecarga ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

“O Husm é referência para atendimento de alta complexidade, mas hoje ele acaba atendendo também as cirurgias eletivas de média e baixa complexidade. Estamos realizando o planejamento para reconstruir essa rede, de forma a desafogar o Husm”, explica Liliane.

Durante a reunião, ficou acertado que será montada uma comissão entre os municípios da Região Central, incluindo Santa Maria, que dará encaminhamento à questão. O grupo será responsável por realizar um estudo do cenário dos hospitais da região, estudar a demanda reprimida de pacientes e verificar quais as prioridades e o que cada instituição pode fazer.

“Queremos retomar essa rede para que possamos receber recursos do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, o que irá auxiliar nas demandas dos municípios. É necessário um planejamento conjunto dos gestores da região para o enfrentamento dos problemas na área da Saúde”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, que é também secretário de Saúde de Santa Maria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo