Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
As plenárias do Congresso Estatuinte UFSM deverão ser retomadas somente no mês de agosto, após o recesso de julho. A informação é do presidente do Congresso Estatuinte, professor João Batista Dias de Paiva. Em documento encaminhado aos congressistas, Paiva sinalizou uma possível data: 8 de agosto. No mesmo comunicado, o professor ressaltou que, independente das plenárias, as reuniões das comissões temáticas podem ser retomadas a partir da intenção dos próprios grupos.
Os trabalhos do Congresso Estatuinte foram suspensos, oficialmente, no dia 31 de maio. A suspensão ocorreu a pedido dos congressistas, tendo em vista o início oficial do calendário eleitoral de consulta para a reitoria da UFSM. Antes disso, a falta de quórum já havia inviabilizado diversas reuniões plenárias do Congresso Estatuinte ao longo dos primeiros meses de 2017.
Ainda pairam dúvidas sobre se o quórum mínimo para deliberação – 88 delegados (as) – será alcançado quando as plenárias forem retomadas. Contudo, durante o processo de debate na consulta eleitoral, o diretor do CT e candidato a vice da chapa de Paulo Burmann, que também é delegado na Estatuinte, professor Luciano Schuch, já sinalizara que serão propostas alterações no regimento do Congresso Estatuinte.
Em entrevista concedida no “Diálogo com as candidaturas à reitoria da UFSM”, em 13 de junho, e veiculada AQUI, Schuch afirmou que era preciso ser mais “pragmático” em relação à condução dos debates do Congresso Estatuinte. Para Schuch, o regimento interno, chamado por ele na entrevista de estatuto, precisaria ser rediscutido quanto ao quórum exigido, pois o número estabelecido estaria impedindo o avanço dos trabalhos, cujo resultado final será um novo Estatuto para a universidade.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.