PolíticaPrefeitura

ASFALTO. Pozzobom entrega ao ministro Bruno Araújo proposta para adequação do Avançar Cidades

Pedido feito por Santa Maria é para que os recursos do Governo Federal possam ser utilizados no projeto de recuperação asfáltica que está sendo elaborado pelo Executivo. Foto Divulgação

Por Ramiro Guimarães / Prefeitura de Santa Maria

Santa Maria deu um passo importante na busca por recursos para a recuperação da malha viária da cidade. Na manhã dessa sexta-feira (25), em agenda em Porto Alegre, o prefeito Jorge Pozzobom entregou ao ministro das Cidades, Bruno Araújo, uma proposta para adequação dos repasses do “Avançar Cidades Mobilidade Urbana”. O assunto já havia sido tratado na última quarta-feira (23), quando Pozzobom esteve em Brasília, reunido com o ministro Bruno Araújo e o secretário nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso. O programa do Governo Federal que permite o financiamento de projetos de Infraestrutura, como calçadas, ciclovias, iluminação pública, pavimentação, drenagem e mobiliário urbano, disponibilizará, inicialmente, R$ 3,7 bilhões em recursos do FGTS para os municípios que se enquadrarem nos requisitos estabelecidos.

O “Avançar Cidades” prevê duas linhas de financiamento: o Grupo 1, para cidades com até 250 mil habitantes, e o Grupo 2, para os municípios quem têm mais de 250 mil habitantes, entre os quais está incluída Santa Maria. Porém, na segunda categoria, a prioridade é para investimentos em vias exclusivas para corredores de ônibus. A proposta apresentada por Jorge Pozzobom ao ministro das Cidades é que os recursos do Governo Federal possam ser utilizados para recuperação asfáltica também pelas cidades do Grupo 2 do Programa “Avançar Cidades”.

Com os R$ 50 milhões que estão sendo pleiteados, será possível recuperar mais de 71 km de ruas e avenidas no perímetro urbano. Ao entregar o documento a Bruno Araújo em Porto Alegre, o prefeito de Santa Maria também apresentou um relatório detalhado da malha viária da cidade Coração do Rio Grande e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

“Não é um projeto de Governo. É um projeto de cidade. A adequação que estamos propondo ao Programa ‘Avançar Cidades’ irá beneficiar, ao todo, 63 cidades brasileiras , que se enquadram no Grupo 2 da linha de financiamento. É uma bandeira de Santa Maria, mas também é de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Canoas. O ministro Bruno Araújo acolheu o nosso pedido, e eu estou bastante otimista”, destaca Jorge Pozzobom.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Fotos são sempre engraçadas. No caso não se sabe se o ministro “não se acredita” que alguém pode ser tão mala ou se está “soltando um”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo