Educação

EDUCAÇÃO. Comissões de vereadores entregam ao prefeito relatório sobre situação de escolas municipais

Encontro entre vereadores e prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ocorreu na manhã de sexta (18). Foto Gabriela Iensen

Por Gabriela Iensen / Câmara de Vereadores

A Comissão de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais entregou na manhã dessa sexta-feira (18), para o prefeito municipal, Jorge Pozzobom, o Relatório Final colhido pela audiência pública conjunta, que teve por objetivo ouvir os órgãos envolvidos em uma série de demandas apontadas por quatro escolas municipais realizada no mês de maio. A atividade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Lucia Madruga, o Secretário de Meio Ambiente, André Luiz Domingues, Elton Chaves, representante da Secretária de Infraestrutura de Santa Maria e professores e representantes da Escola Lourenço Dalla Corte, Dom Luiz V. Sartori, Miguel Beltrame e Vicente Farencena.

Desde o início da legislatura, as duas comissões se propuseram a realizar um cronograma de visitas as quatro escolas do município, que apresentaram diferentes demandas por intermédio da comunidade escolar e familiares. No decorrer de três meses, ambas as comissões estiveram analisando as urgências apontadas pela por cada uma das escolas.

Para compreender melhor:
A Escola Lourenço Dalla Corte faz divisa com o Rio Vacacai Mirim e em função das fortes chuvas nos últimos anos, mais de 6 metros do barranco que fica ao lado da estrutura já desmoronou, conforme a coordenação da instituição, todas as árvores do costado do colégio foram levadas pela água, que também já invadiu as salas de aula mais de uma vez.

A Escola Dom Luiz V. Sartori conta com um problema grave na estrutura física no pátio e no interior do prédio, além de um muro que está quase caindo, o que coloca em risco o bem-estar das crianças e preocupa constantemente pais e educadores. Há também um sufoco com os portões do pátio e com o piso do banheiro feminino.

A Escola Miguel Beltrame é vizinha de uma sanga e, por isso, a infraestrutura da construção tem sofrido com constantes alagamentos e ainda, a tubulação está entupida fazendo com que a água passe por cima, trazendo consigo resíduos das residências e empresas dos arredores, além de causar mau cheiro e desconforto entre alunos e docentes.

Já a Escola Vicente Farencena vem substituindo o piso de parquet em função do forte cheiro de mofo que prejudica a saúde. No entanto, com a ajuda dos pais e mestres a coordenação conseguiu adquirir o restante do piso frio que falta para dar continuidade à substituição de mais três salas de aula, porém, não consegue bancar a mão de obra para que seja realizada a substituição imediata.

O propósito da reunião com o prefeito, bem como a entrega oficial do Relatório, conforme a presidente da Comissão de Educação, Profª Luci/Tia da Moto, é unir forças entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo para que se consiga obter soluções o mais breve possível, considerando que o período das fortes chuvas preocupa constantemente os vereadores.

Pozzobom salientou que no início do seu governo elaborou um cronograma de trabalho, no qual foi realizado um levantamento de todas as escolas e unidades de saúde do município. O prefeito afirmou ainda que as demandas estão em escala de urgência e por mais que não saiba informar a posição das escolas acima citadas, estão trabalhando diariamente para conquistar melhorias no que diz respeito à educação e também a saúde pública.

Ainda, ficou acordado com os presidentes das comissões, vereador Luciano Guerra (Políticas Públicas) e vereadora Profª Luci/Tia da Moto (Educação), que na tarde de sexta (18), Jorge Pozzobom, acompanhado de assessores dos parlamentares realizaria uma visita à Escola Dom Luiz V. Sartori, para resolver a situação do muro que põe em risco o bem estar dos alunos, devido a um possível desmoronamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo