EducaçãoPrefeituraSanta MariaTrabalho

EMAI. Chega aos 20 anos, a única escolar brasileira com cursos profissionalizantes no ensino fundamental

Oficinas de mecânica e elétrica são alguns dos cursos oferecidos pela instituição que ajuda a formar futuros profissionais em Santa

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

No dia 04 de agosto de 1997, a Prefeitura de Santa Maria deu um passo importante para o ensino profissionalizante na cidade: municipalizou a Escola de Aprendizagem Industrial (EMAI), tornando-a a única no país que oferece esta modalidade para os estudantes do Ensino Fundamental. Duas décadas depois, nesta sexta-feira (04), a instituição comemora seus 20 anos com determinação de seguir adiante, projetando seu futuro, e sem jamais esquecer seu passado de conquistas.

Atualmente a escola atende 250 alunos, em três turnos, auxiliando-os na formação complementar dos estudantes, já que eles estudam no turno inverso ao escolar. São oferecidos os cursos de Desenho Industrial, nos turnos manhã e tarde; Eletrometalmecânica, nos turnos manhã e tarde; Educação Profissional Inicial Integrada ao Ensino Fundamental – anos finais, na modalidade EJA/Noturno.

“Valorizamos esta escola e sempre faremos isso, pela importância que ela tem ao Município e aos alunos que lá estudam”, disse a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga.

Oferecer uma oportunidade diferenciada aos alunos, que os capacite para concorrer no disputado mercado de trabalho, é um dos objetivos da EMAI, que foi criada pela Lei Municipal nº 4063/97. No entanto, para entrar na escola, os estudantes precisam ter no mínimo 14 anos, estarem matriculados, pelo menos, no 7º ano do Ensino Fundamental, além de terem que passar por uma prova de seleção. Neste ano, mais de 500 jovens se inscreveram para disputar as 150 vagas do turno diurno. A escola também oferta 75 vagas anuais para o ingresso noturno, sendo o critério de entrada a ordem de matriculas.

“Aqui os alunos são preparados para o futuro, tendo como referência a ciência e a tecnologia. Temos vários exemplos de estudantes que passaram por aqui e deram grandes passos para diferentes carreiras profissionais”, garante a diretora da EMAI, Cleone Martins.

Conforme a diretora, um grande diferencial da escola é que todos os estudantes recebem bolsas pelo Programa Jovem Aprendiz, que conta com a colaboração e parceria de 39 empresas de Santa Maria e Região. Desta forma, eles recebem meio salário mínimo.

OPORTUNIDADES

Aluno na escola em 1974, quando ela pertencia ainda a Rede Ferroviária, Sérgio Roberto Valcorte, 58 anos, é o professor mais antigo da instituição, lecionando desde 1984 no local. Ali ele viu ex-alunos alcançarem diferentes postos no mercado de trabalho, seja na área ou fora dela.

“Aqui é aberto um leque de opções, seja na área técnica ou outra. Hoje temos ex-alunos formados, pós-graduados, doutores. É uma grande oportunidade para esses meninos e meninas”, argumenta o professor.

Na busca pela carreira militar, José Carlos Corim, 18 anos, garante que passar pela EMAI é uma chance única, sendo um diferencial importante para o futuro.

“Agarramos esta oportunidade com muito gosto, porque daqui podemos dar um grande passo para o futuro”, concluiu o aluno.

Em outubro, um edital – para a prova de seleção de novos alunos – deve ser lançado pela Escola.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo