Destaque

KISS. Campanha de Arrecadação para Memorial às vítimas será lançada na Praça Saldanha Marinho

Fanpage já prepara espaço para a campanha que terá início em 21 de agosto. Foto Facebook / Reprodução

Por Luiz Roese, Especial para o Site

Começará no dia 21 de agosto a possibilidade de fazer doações para ajudar a tornar realidade o Memorial às Vítimas da Kiss. O lançamento da Plataforma de Arrecadação de Fundos ocorrerá a partir das 10h do dia 21, em um evento na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria.

No dia 10 de julho, a área onde funcionava a Boate Kiss, na Rua dos Andradas, no Centro de Santa Maria, foi desapropriada pela prefeitura da cidade, que também demolirá o prédio, para que lá seja construído o Memorial às Vítimas da Kiss.

O caminho para o Memorial se tornar realidade acontece em três etapas a partir de agora. A primeira etapa é a realização de concurso público de arquitetura que selecionará o projeto; o concurso será organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A segunda é o desenvolvimento do projeto arquitetônico vencedor. A terceira é a construção do memorial.

O concurso de projetos terá custo estimado entre R$ 160 mil e R$ 250 mil. A captação de recursos deve ocorrer até setembro. A seleção dos inscritos deve terminar até janeiro de 2018.

Confira algumas etapas do concurso:
18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos;
21 de agosto – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet);
Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos;
Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados do concurso;
27 de janeiro de 2018 – O compromisso assumido pelo prefeito de Santa Maria é que, na data em que a tragédia completa cinco anos, em 27 de janeiro de 2018, o prédio esteja demolido e à disposição da associação.

Agora, será necessária a ajuda de todos para que o memorial aconteça, já que não serão utilizados recursos públicos, e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) é uma entidade sem fins lucrativos e não dispõe de fontes regulares de arrecadação. A verba para financiar as três etapas necessárias será arrecadada por meio de financiamento coletivo, a famosa vaquinha, feita pela internet.

As doações poderão ser feitas a partir do dia 21 de agosto. A campanha está sendo realizada por meio de parceria entre Prefeitura de Santa Maria, AVTSM e IAB/RS.

Desde já, todos podem colaborar, compartilhando a hashtag “#memorialkiss”.

No lançamento da plataforma, no dia 21, haverá quatro computadores na Praça Saldanha Marinho, que darão início à arrecadação via doação online (via cartão de crédito). Autoridades de Santa Maria também serão convidadas a dar início à doação.

Haverá apresentações do cantor Beto Pires, do Coral Ilumina (da Escola Municipal Duque de Caxias), e do grupo teatral Orquestrando Arte. Também será exibido um vídeo do jornalista da Rede Globo, Marcelo Canellas, falando sobre a importância do ato.

Já está em funcionamento uma fanpage no Facebook para a campanha: https://www.facebook.com/campanhamemorialkiss/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo