Santa MariaSaúdeTragédia

KISS. Em debate a continuação dos cuidados à saúde das vítimas sobreviventes à tragédia de 27 de janeiro

Por LUIZ ROESE, Especial para o Site

Uma reunião ocorrida na segunda-feira (31/7), em Santa Maria, tratou sobre o término do prazo de vigência do termo de compromisso assinado em 22 de fevereiro de 2013, entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, as secretarias municipais de Saúde de Porto Alegre e Santa Maria e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a continuidade da atenção à saúde das vítimas, dos familiares e de profissionais envolvidos no incêndio ocorrido em 27 de janeiro de 2013 na Boate Kiss, que resultou em 242 mortes e mais de 600 feridos.

Estavam na reunião o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, e o vice-presidente da AVTSM, Flavio Silva, além de representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, do Centro Integrado de Atendimentos às Vítimas de Acidentes (CIAVA), no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, do Conselho Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), além do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira do Santos.

O objetivo foi dar continuidade ao apoio a sobreviventes da tragédia, bem como a familiares de vítimas com consultas e medicamentos, visto que o protocolo de intenções, assinado em fevereiro de 2013, tinha vigência por cinco anos e se encerrou. O presidente do CNS se comprometeu a levar essa demanda a Brasília e comentou que a direção da AVTSM será convidada para um evento na Capital Federal, em setembro ou outubro, para estabelecer as novas bases de apoio das instituições envolvidas.

“Essas pessoas, atingidas direta ou indiretamente pela tragédia, seguem precisando desse apoio para seguir seus tratamentos. Essa reunião foi uma sinalização para isso”, diz o presidente da AVTSM.

Compromissos firmados em fevereiro de 2013:

“Os signatários do presente Termo assumem, reciprocamente, compromissos de atuar de maneira articulada e em parceria, propiciando as condições necessárias para a implementação das seguintes ações:

1) Implantação do protocolo de atenção clínico-assistencial para avaliação e seguimento longitudinal aos sobreviventes e aos profissionais envolvidos no atendimento do incêndio ocorrido em 27 de janeiro 2013 na Boate Kiss, município de Santa Maria/RS;

2) Assistência especializada às vítimas de queimaduras com garantia de realização de procedimentos necessários de reparação cirúrgica e reabilitação;

3) Continuidade da atenção psicossocial e de vigilância à saúde aos sobreviventes, familiares das vítimas e aos profissionais envolvidos no atendimento;

4) Ampliação e qualificação de ações e serviços da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Básica no município de Santa Maria/RS;

5) Elaboração do plano de atividades, com detalhamento das ações e responsabilidades, no prazo de 30 (trinta) dias, após a assinatura do presente Termo de Compromisso.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo