CÂMARA. Vereadores têm um novo desafeto no Executivo. E vão exigir uma retratação formal
Por Maiquel Rosauro
O superintendente do Interior, Paulo Schuster (PSDB), é o novo desafeto de todos os vereadores de Santa Maria. Na última terça (12), a sessão plenária chegou a ser interrompida para que os parlamentares tratassem da situação junto à Mesa Diretora.
“Não estamos aqui para ser xingados”, “ele vai ter que provar tudo o que diz” e “vamos exigir que ele venha aqui para se retratar”, foram algumas das frases que os vereadores repetiram, em alto e bom som, ao redor do presidente Admar Pozzobom (PSDB).
A polêmica está relacionada a declarações que Schuster preferiu na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Manutenção e Desenvolvimento do Interior, em 18 de agosto, em Santa Flora, e, sobretudo, em uma reunião realizada em Pains, em 5 de setembro, com membros da comunidade. O superintendente teria dito, entre outras coisas, que os vereadores têm sua parcela de culpa pela péssima situação das estradas e que ele teria provas quanto a irregularidades cometidas pela Administração passada na Secretaria de Infraestrutura.
A reunião em Pains foi presenciada pelos vereadores Daniel Diniz (PT), Jorge Trindade – Jorjão (Rede), Luciano Guerra (PT) e Marion Mortari (PSD). Os quatro exigiram providências de Admar. Nesta terça (19), os parlamentares terão uma reunião com o procurador geral da Câmara, Marco Antônio Mascarenhas, para tratar do tema.
“Vamos redigir um documento relatando o que foi dito na reunião em Pains e, sobretudo, exigindo providências por parte do Executivo. Trata-se de uma reclamação formal, solicitada pelo presidente da Casa”, explica Mascarenhas.
Outro lado
Ainda na tarde da última terça, o site entrou em contato com o superintendente de Comunicação da Prefeitura, Ramiro Guimarães, e enviou duas perguntas para serem respondidas por Schuster:
“O senhor tem conhecimento de irregularidades da Administração passada na Secretaria de Infraestrutura e possui provas?” e “O senhor acredita que os vereadores possuem culpa pela situação das estradas?”.
As respostas haviam sido prometidas para a manhã de quarta (13), mas até o momento Guimarães não retornou com a solicitação. Assim que o site receber o contraponto do superintendente do Interior, esta matéria será atualizada.
Se existiram irregularidades na administração anterior e existem provas, o Casarão da Vale Machado falhou, não cumpriu a tarefa de fiscalização. Indiretamente tem responsabilidade pelo estado das estradas. Não seria de espantar, ficam cuidando de assuntos que não é da competência deles, obviamente deixam o próprio serviço de lado. Vide propostas inconstitucionais.
Parabéns Santa Maria!