DestaqueSaúde

CIDADE. Casa de Saúde pede socorro. Confira, em vídeo, os problemas enfrentados pela instituição

Hospital Casa de Saúde atende pacientes de 32 municípios da região Central do Estado. Foto Sefas / Divulgação

Por Maiquel Rosauro

A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) divulgou um vídeo, produzido pela TV Unifra, no qual expõe os problemas que a Casa de Saúde enfrenta. O hospital, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sofre com a falta de repasses do governo do Estado e prepara-se para fechar alguns setores.

Conforme diretora da Sefas e da Casa de Saúde, Ubaldina Souza e Silva, a instituição tem R$ 3 milhões para receber e os médicos estão indo para o quarto mês seguido de salários atrasados.

“As forças vivas da cidade têm que se mobilizarem para que se faça alguma coisa e para que se tenha os recursos devidos ao hospital. São recursos de serviços já prestados. Eu penso que o governo do Estado e Municipal deveriam tomar algumas providências, além da sociedade e da Câmara de Vereadores. É preciso se unir, este é o momento. A situação é muito grave e, realmente, vão se encerrar alguns serviços, não tem como manter”, explica Ubaldina.

A Casa de Saúde atende mais de 32 municípios de toda a região em diversas especialidades. Apenas a maternidade faz 100 partos mensais. Além disso, o ambulatório de traumatologia realiza de 40 a 50 atendimentos por dia, com médico presente 24 horas.

“Se a Casa de Saúde deixar de funcionar teremos, no mínimo, 400 internações que deixarão de ser atendidas e mais de 200 de cirurgias mensais que deixariam de ser feitas. Fora os atendimentos ambulatórias, que são cerca de 4 mil ao mês. Para a população de Santa Maria, seria um caos”, avalia o diretor técnico da Casa de Saúde, Fernando Schwarcke.

Diante do problema, o administrador do hospital, Rogério Carvalho, alerta que o setor da maternidade deve ser paralisado ainda este mês.

“O que mais nos preocupa, e a população precisa saber, é que a partir de 20 de setembro temos sinalização de fechar o serviço de maternidade, que é indispensável para toda a região. Hoje, a Casa de Saúde e o Hospital Universitário (HUSM) fazem o atendimento das gestantes. Mas é impossível o HUSM atender a essa demanda sozinho”, relata Carvalho.

Confira abaixo o vídeo produzido pela TV Unifra e compreenda melhor a importância do Hospital Casa de Saúde para toda a região:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Assunto relacionado com a não-abertura do Hospital Regional. Mostra também que os defensores do Regional “100% SUS” não tem a minima noção da realidade ou não sabem do que falam ou são demagogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo