Cultura

CIDADE. Evento da Fundação Eny recupera imagens inéditas de Santa Maria nas décadas de 1950 e 1960

Por MARILICE DARONCO, do Departamento de Marketing da Eny Calçados

Diz o dicionário que fragmento é “uma fração” “uma parte do todo”. Pois é para que as pessoas possam conhecer um pedacinho da importante história de amor ao cinema em Santa Maria que a Fundação Eny está organizando um evento que ocorre no dia 26 de setembro, na Eny Praça Nova, às 19h30min.

Santa Maria – Fragmentos no tempo reúne a relação de carinho da família Isaia com o cinema amador. Quando se busca a origem da paixão dos Isaia pelas imagens, existe uma brincadeira entre os mais próximos em dizer que ela está no DNA. O imigrante Giuseppe Isaia foi fotógrafo na Itália e manteve essa atividade quando veio para o Brasil. Em Santa Maria, montou um estúdio fotográfico na Avenida Rio Branco. Apesar de nunca ter sido um fotógrafo profissional, Salvador Isaia, acompanhava seu pai madrugadas adentro, depois do expediente de trabalho, para fazer e revelar fotos. Depois, foi a vez de Guido Isaia, que além de fotografias da cidade, fez filmes em Santa Maria e Itaara com seu pai.

Durante muitos anos, esses filmes estiveram guardados com muito zelo pelo Presidente da Fundação Eny, Guido Isaia e, desde o começo deste ano, estão passando por um processo de restauração.

O material foi integrado ao acervo da Fundação Eny, que se tornou um dos maiores acervos audiovisuais sobre o passado da cidade. São mais de 22 mil fotos, além de registros fílmicos em 16mm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo