Destaque

UFSM. Doze cursos da instituição recebem qualificação máxima no Guia do Estudante Abril

Por Prograd / UFSM

O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, divulgou os dados de sua mais recente pesquisa das Instituições de Ensino Superior do país. A Universidade Federal de Santa Maria teve doze cursos de graduação avaliados como excelentes, recebendo a qualificação de cinco estrelas: Agronomia, Arquivologia, Artes Visuais (bacharelado), Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Filosofia (bacharelado), Filosofia (licenciatura), Geografia (licenciatura), Medicina Veterinária, Produção Editorial, Química (bacharelado) e Serviço Social, todos do campus sede.

Outros 49 cursos da UFSM receberam quatro estrelas, sendo avaliados como muito bons. Treze cursos foram qualificados como bons, recebendo três estrelas da editora.

A avaliação do Guia do Estudante constitui-se de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores de curso, atribuindo “estrelas” às graduações, a fim de apontar aos vestibulandos os melhores cursos do país e refletir a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica nacional.

Alguns cursos, como aqueles criados recentemente, os superiores de tecnologia, em processo de extinção ou cujas coordenações não aceitem participar da coleta de dados, acabam ficando de fora da metodologia da editora.

As informações obtidas referem-se ao corpo docente, à produção científica, à internacionalização, ao projeto didático-pedagógico e às instalações físicas de cada curso. A nota final média dos pareceristas acaba sendo convertida em “estrelas”. Cursos entre três estrelas (bons) e cinco estrelas (excelentes) serão divulgados pela editora no Guia “Profissões Vestibular”, cuja previsão de lançamento é 16 de outubro.

Confira a qualificação recebida pelos cursos da UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Alás, ultimamente nem a TV Campus anda funcionando direito. Parece um filme de kung-fu feito em Hong Kong na década de 70. Áudio fora de sincronismo com o movimento labial.

  2. Curioso que os cursos de maior impacto social (para melhor): tecnológico, ciências exatas e biológicas, inovação e relacionados a saúde não estão na lista. E vem uma fortuna para cá. A Vossa Magnificência quer gerenciar o novo hospital, mas e o curso de Medicina, em que colinas se encontra?

  3. Existe um ranking publicado no Reino Unido, o Times High Education, que é reconhecido mundialmente. UFSM não tem aparecido entre as 100 melhores da América Latina (onde o primeiro lugar fica com a Unicamp e o segundo com a USP). Alguém vai dizer que não é questão de competição. Donde se contra-argumenta que se um curso da Unicamp também tem 5 estrelas, como se diferencia de um curso 5 estrelas da UFSM? Sem falar noutro detalhe. Exame também é publicada pela Abril. Publica “as melhores empresas para trabalhar” (algo do gênero). E também tem “guias de alimentação”. Todos muito sérios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo