Arquivo

Deputado por um dia. Alunos de escola de S. Martinho “aprovam” projeto por unanimidade

Aconteceu nesta segunda-feira, pela 27ª vez, o projeto “Deputado por um dia”, na Assembléia Legislativa gaúcha. E, embora o trânsito tenha sido o tema mais abordado pelos alunos das escolas estaduais que participaram, dos cinco projetos “votados”, um, que cria “atividade complementar na Matriz Curricular Diversificada das escolas públicas do Estado do RS” foi aprovado por unanimidade.

 

Seus autores: os deputados mirins que representaram a Escola Estadual de Educação Básica Professora Lelia Ribeiro, da vizinha São Martinho da Serra. Uma vitória e tanto para os pequenos estudantes, cá entre nós. Para saber mais detalhes do projeto e do que aconteceu nesta segunda, acompanhe reportagem assinada por Roberta Amaral, da Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A foto é de Marcelo Bertani. A seguir:

“Violência no trânsito é debatida em mais uma edição do ‘Deputado por um dia’

No início deste ano, Lidiane Rebeca Oliveira da Paz, de apenas oito anos, foi atropelada por um caminhão, quando saía da Escola de Ensino Médio Emília Viega da Rocha, em Gravataí. O veículo trafegava a 80 km/h e a velocidade lançou a menina a uma distância de 30 metros, deixando-a 15 dias em coma e seqüelas na visão.

O caso de Lidiane não foi o primeiro registrado na escola. Nem mesmo as várias campanhas e mobilizações organizadas pelos alunos e professores sensibilizaram as autoridades do município em providenciar a sinalização adequada no local. Com a oportunidade de participar da 27ª edição do projeto Deputado por Um Dia, o drama acabou se transformando em projeto de Lei e aprovado nesta segunda-feira (4), com 45 votos favoráveis e dez contrários.

Para o deputado mirim Leandro Oliveira da Paixão, irmão de Lidiane, a expectativa é de que um dos 55 parlamentares tome para si a proposta que dispõe sobre a instalação de sinaleiras ou redutores de velocidade em frente às escolas localizadas à margem de rodovias. “Agora vamos iniciar uma mobilização para que os deputados nos ajudem a salvar vidas de crianças e adolescentes que enfrentam diariamente os riscos da violência no trânsito”, disse Leandro.

Sobre este tema, também foi aprovado o PL que inclui a disciplina de Educação para o Trânsito nos currículos das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Proposto pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, do município de Fazenda Vila Nova, a intenção é conscientizar a sociedade de que a imprudência ao volante mata mais que uma guerra e que a sala de aula é o lugar apropriado para formar os motoristas responsáveis do amanhã.

Responsabilidade de todos
Os perigos da combinação álcool e direção, que virou pauta de debate em todas as classes com a Lei Seca, em vigor em todo o país desde o dia 20 de junho, não poderiam ficar de fora das discussões no Parlamento.

Para que fosse compreendida a dimensão do tema, a Escola do Legislativo, organizadora do projeto Deputado por Um Dia, substituiu a palestra pelo teatro. A peça “Exército dos Sonhos” conta a história de quatro jovens amigos que vivem situações cotidianas, seus sonhos, sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar. Só que esta história, por desprezar os cuidados necessários à segurança no trânsito, não termina bem e eles não foram felizes para sempre. O texto é do roteirista Eduardo Cabeda e a direção de Ângela Gonzaga, tia de Thiago, cuja morte em acidente de trânsito originou a Fundação Thiago Gonzaga.

O elenco é composto por jovens, uma exigência de Diza Gonzaga, mãe de Thiago e presidente da Fundação, para a identificação imediata do público. “Talvez, se quisermos salvar vinte mil vidas, a gente não consiga. Mas uma vida tem um valor que não tem medida, não tem preço. Se um desses adolescentes pensar nisso e disser não, hoje eu não…

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem acima e, se desejar, também outros textos produzidos e distribuídos pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo