Destaque

CIDADE. Prefeitura entrega certidões de propriedade a moradores da Região Centro-Leste de Santa Maria

Documento garante a titularidade dos imóveis aos proprietários. Próximas entregas ocorrem em 1º de novembro. Foto João Alves

Por Mariana Fontana  / Prefeitura de Santa Maria

A manhã de sábado (28) foi de muita alegria para 60 famílias da Região Centro-Leste do Município. Isso porque os moradores dos loteamentos Diácono João Luiz Pozzobon e Paróquia das Dores receberam, na ocasião, as Certidões de Direito Real de Uso (CDRU) das propriedades em que residem.

O documento tem o mesmo valor de uma escritura pública e garante a titularidade do imóvel a seus proprietários. A entrega das certidões foi realizada pessoalmente pelo prefeito Jorge Pozzobom, que entregou, uma a uma, a certidão a cada morador que compareceu à Associação Comunitária do bairro Diácono.

“Esse documento é como se fosse a Carteira de Identidade da casa, é algo muito importante. É a garantia que ninguém vai tirar a casa de vocês e, por isso, fizemos questão de entregar pessoalmente esses documentos”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

A entrega foi acompanhada pelo superintendente de Habitação do Município, Wagner Bitencourt, pelos demais integrantes da Superintendência e pela equipe da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), que trabalha – por meio do Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico (Nudau) – em conjunto com a Prefeitura no processo de Regularização Fundiária das áreas do Município. Na oportunidade, o prefeito Pozzobom agradeceu ao trabalho da Fadisma, ressaltando a importância da parceria para garantir a entrega dos documentos às famílias.

“Ninguém faz nada sozinho, por isso, precisamos agradecer e parabenizar a Fadisma pelo trabalho realizado”, enfatizou o prefeito.

Até o momento, contabilizando a entrega deste sábado, já são 451 certidões de propriedade entregues nos loteamentos Diácono João Luiz Pozzobon e Paróquia das Dores. No entanto, ainda há mais de 100 a serem finalizados, processo que depende dos moradores, que necessitam apresentar suas documentações à Prefeitura e à Fadisma. Assim, durante a ação junto aos moradores, o superintendente Wagner Bitencourt e o coordenador do Nudau, Pietro Dal Forno, ressaltaram a importância de a comunidade alertar os vizinhos para entrega dos documentos.

“Estamos nos empenhando para finalizar esses processos e entregar essas escrituras a vocês. Então, mostrem para os vizinhos e os incentivem, pois esse documento é uma garantia para todos vocês”, pediu Bitencourt.

“Moradia é a coisa mais importante que vocês podem ter e, este, é um momento muito especial e que nos traz muita felicidade. Então, façam bom proveito dos móveis”, complementou Dal Forno.

Alegria e sonho realizado
Quem recebeu a escritura não escondia a alegria em ter mãos a propriedade dos terrenos. É o caso de Maria Clarita Tassinari, 57 anos, que recebeu, por pedido do prefeito Pozzobom, a escritura das mãos de outra moradora do bairro, Susinéia Farias, 63 anos, que também ganhou a certidão.

“Já faz quase 10 anos que moramos aqui e, sem papel, nunca teríamos direito sobre a nossa casa. É uma alegria e um alívio”, contou Maria Clarita, cuja escritura da casa está no nome do marido, Cesar Martinho.

A cozinheira Janaína Machado, 33 anos, também estava ansiosa pelo recebimento da escritura. Segundo ela, que mora há 13 anos no local, receber o documento é uma satisfação. “É maravilhoso ter um bem, no teu nome e dizer que é teu”, disse ela.

Novas entregas
Na próxima semana, moradores de outras duas regiões da cidade também receberão as Certidões de Direito Real de Uso das propriedades. No dia 1º de novembro, a entrega será feita aos moradores da Vila Canaã, no Bairro Tancredo Neves, no dia 1º de novembro. Já as famílias da Vila Pantaleão, no Bairro Noal, receberão os documentos no dia 7 de novembro.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo