Arquivo

Sucessão de Lula. Começa a corrida rumo a 2010. Tudo (ou quase) se define ainda neste ano

É bastante provável, dada a sua natureza, digamos, confederativa, que o PMDB só tome uma decisão – e ainda assim metade dos militantes não a seguirão – lá por maio ou junho do próximo ano. No entanto, tirante os peemedebistas, as demais agremiações definem agora, em 2009, o seu caminho em direção ao pleito de outubro de 2010.

 

Me refiro, no caso, à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Alguns partidos, embora negaceiem, já até tomaram sua decisão, como você pode depreender da coluna “Coisas da Política”, assinada pelo editor chefe do Jornal do Brasil, Tales Faria, reproduzida no Blog dos Blogs. A foto é de Elza Fiúza, da Agência Brasil. Confira:

“Dilma Rousseff e PDT se entendem

Dois políticos que já tiveram algum peso em eleições presidenciais estão praticamente fora do jogo para 2010. São eles o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Ex-governadores com forte popularidade em seus estados, ambos foram candidatos a presidente da República: Cristovam, em 2006; Ciro, em 2002. Ciro e Cristovam têm constado como possíveis candidatos de uma eventual aliança nacional entre o PDT, o PSB e o PCdoB. Mas, desde que escolheu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (foto), como sua candidata à sucessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem-se esmerado em fechar as portas para as candidaturas desses dois.

 Primeiro, Lula atraiu o PDT para o governo, quando nomeou o presidente do partido, Carlos Lupi, como ministro do Trabalho. Depois, trouxe o PCdoB de volta à zona de influência do PT, principalmente quando incentivou um seu ex-ministro, o comunista Aldo Rebello, a aceitar ser vice na chapa derrotada de Marta Suplicy a prefeita de São Paulo. Com isso, praticamente enterrou os projetos de candidatura unificada destes três partidos contra o PT.

Se você for falar sobre esse assunto com o ministro Carlos Lupi, ele dirá que vê grandes chances de seu partido ainda ter um candidato próprio, etc e tal. Mas, se você conversar mais amiúde, vai notar que Lupi já está até o pescoço na candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência da República.

– E aí, ministro, como o senhor está vendo as coisas para 2010? ­ Acho que ainda estão bem indefinidas. Vão depender muito de questões macroeconômicas. Mas, como acredito que o país vai crescer em 2009, creio que o presidente Lula terá um peso importante. Deverá haver, então, um segundo turno entre o governador de São Paulo, José Serra, e o candidato do presidente Lula. No caso, a candidata, que é ministra Dilma Rousseff.

-­ E o PDT vai de Dilma? Hoje, ainda é forte a chance de termos um candidato próprio. Mas creio que só uma união dos partidos que apóiam o governo poderá evitar a vitória do candidato da oposição…”

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da coluna “Coisas da Política”, de Tales Faria, no Jornal do Brasil. E clique aqui para ler outras notas e artigos publicados no Blog dos Blogs.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo