EducaçãoEstado

GREVE. Educadores estaduais trancam a entrada da 8ª CRE e exigem negociação com proposta do governo

Educadores estaduais protestam em frente à 8ª CRE com as palavras de ordem “Fora Sartori!”. Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro / Assessor de imprensa do 2º Núcleo do CPERS / Sindicato

Educadores estaduais protestam em frente à sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Santa Maria, desde o início da manhã desta segunda-feira (23). A categoria trancou as duas entradas da unidade e não deixou nenhum servidor entrar. O ato deve perdurar até as 17h.

“Em setembro, ocupamos a 8ª CRE por duas horas. Hoje, é um aviso, vamos permanecer o dia inteiro. Na próxima vez, vamos voltar para fechar como ocorreu no ano passado, quando permanecemos por seis dias”, avalia o diretor geral do 2º Núcleo, Rafael Torres.

Chama atenção no protesto um boneco, com a foto do governador José Ivo Sartori (PMDB), que foi colocado no portão de entrada da 8ª CRE. Além disso, diversas faixas chamando atenção para o atraso de salários e ausência de reposição foram afixados nos muros e no portão lateral. Destaque também para as notas de Real sem valor comercial que destacam o pedido de “sensibilidade” feito pelo peemedebista para que a greve termine.

O Sindicato calcula que 70% da categoria esteja em greve. A paralisação teve início em 5 de setembro e segue por tempo indeterminado. Até o momento, as audiências com o governo do Estado não surtiram efeito.

Rafael Torres e Sandra Regio lideram o protesto desta segunda-feira

De acordo com a professora Sandra Regio, que integra a direção Central do CPERS, a categoria realiza protestos semelhantes por todo o Estado nesta segunda.

“Hoje, todas as coordenadorias estão trancadas para forçar o governo a abrir negociação com proposta. Tivemos aumento de impostos e o Piratini não está pagando a dívida com a União. Então, como é possível que o Sartori não consiga pagar nossos salários em dia?”, questiona Sandra.

Os educadores estaduais estão há três anos sem reposição salarial e enfrentam 22 meses de salários parcelados e atrasados. Além disso, o 13º salário de 2016 está sendo pago em 12 parcelas.

Núcleos que trancaram as CREs nesta segunda (23):
Santa Maria
Santa Cruz do Sul
Canoas
Santo Ângelo
Bagé
Pelotas
Cruz Alta
Osório
Caxias do Sul
Cachoeira do Sul
Gravataí
São Borja
Palmeira das Missões
Frederico Westphalen
Porto Alegre
São Luiz Gonzaga
Santa Rosa
São Leopoldo
Rio Grande
Guaíba
Santana do Livramento
Três Passos

 

Agenda da greve em Santa Maria
Terça-feira (24)
9h – Reunião da Comissão de Passadas – 2º Núcleo
14h – Ato contra o Racismo – Câmara de Vereadores
17h – Reunião com secundaristas – 2º Núcleo

Quarta-feira (25)
10h – Barraca da Greve – Praça Saldanha Marinho

Quinta-feira (26)
15h – Barraca da Greve – Praça Saldanha Marinho

Sexta-feira (27)
17h – Ato Público – Praça Saldanha Marinho

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Está mais do que na hora de se pensar seriamente num outro modelo de educação para o Rio Grande do Sul.

    Já escrevi aqui mas não me custa tocar novamente no ponto. Gringo, para o próximo ano reestruture tudo. Pague um valor mensal para cada aluno da escola pública estudar numa escola privada.

    Nem das cotas sociais os alunos vão precisar. Com certeza não só o nível da educação vai melhorar como finalmente vai-se colocar nos eixos essa situação toda, surreal, que há mais de 30 anos se arrasta sem novidade.

  2. Tragicômico. Se estão em greve, a Coordenadoria está coordenando o quê? Boneco do Gringo dá um toque patético à situação. Funciona com o Luleco porque os vermelhinos se importam com a coisa, não existe outro motivo.
    Aumento de impostos e o não-pagamento da dívida com a União significa que por enquanto o RS consegue honrar as contas principais quando fecha o mês, isto com grandes contingenciamentos, inclusive de repasses obrigatórios. Não quer dizer que no dia de pagar a folha existe dinheiro em caixa para quitar a mesma. De novo tentando explorar a ignorância da população (maioria não domina o conceito de fluxo de caixa).

    1. Estiveram na Assembleia para pedir que ela retirasse as PECs que fazem mudanças para melhorar as contas públicas. Que barbaridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo