UFSM

SEMINÁRIO. UFSM e Sedufsm iniciam, na terça-feira (10), debate sobre os 100 anos da Revolução Russa

Por Fritz Nunes / Sedufsm

A união de vários cursos na UFSM, tendo como parceiras a Sedufsm e a Secretaria Regional RS do ANDES-SN, possibilitará ao longo dos meses de outubro e novembro um amplo seminário sobre os “100 anos da Revolução Russa. Análises e perspectivas”. E a primeira etapa dessa extensa agenda de discussões ocorre na próxima terça, dia 10 de outubro. O tema será “Os paradoxos da Revolução Russa (1917-1991)”, que será abordado pelo professor de História da UFRGS, Paulo Gilberto Fagundes Visentini. Ele falará às 17h, no Auditório Sérgio Pires (campus de Camobi), e a entrada é franca.

A vinda do professor e historiador da UFRGS possibilitará também que seja feito o lançamento do livro de autoria de Visentini, que se chama “Os paradoxos da Revolução Russa: ascensão e queda do socialismo soviético (1917-1991)”. O seminário mais amplo do tema tem continuidade com as conferências agendadas para os dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. O espaço das atividades será o Auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia, e o horário é sempre às 17h.

Os promotores do seminário são: Departamento e Programa de Pós-Graduação em História da UFSM; Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM; Fundação Maurício Grabois (Seção RS); Secretaria Regional RS do ANDES-SN e Sedufsm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Beto, claro que foi importante, tanto como o nazismo e o fascismo. Não para o bem. Não para o melhor. Foi importante para mostrar o quanto pessoas com miolos com problemas (ideologias) podem fazer tanto mal a milhões de pessoas, principalmente pela incoerência de fazer mal a pessoas que diziam justificar tomar o poder a força para “protegê-las”.

  2. Rebelo saiu do PCdoB. Quantas vaias vai levar?

    Ele mudou alguma coisa, ficou menos “fora da casinha”, mas parte do discurso é o mesmo. Foram “o Papai Noel norte-americano e a mídia” quem mancomunaram o golpe contra a dama de vermelho.

  3. Aldo Rebelo será convidado especial.
    Fará palestra de abertura ou se encerramento.
    Personagem que dirigiu forças armadas, foi escolhido ambientalista de ouro por associação ruralista de Tupanciretã entre outros títulos.

  4. A Revolução Russa não foi historicamente importante? Negar isso é ideologismo barato. Aliás, características marcantes do ‘Brando’ e ‘Jorge’. O

  5. Diacho “sei” Jorge é que a discussão nestes eventos giram em torno da propaganda soviética do que foi a revolução, não nos fatos. Para a grande maioria a revolta foi planejada, executada e um tremendo sucesso. Na verdade, como diria Leonel, Antigo regime caiu de podre, muita confusão com o retorno dos desertores da I Guerra Mundial, cinco anos (perto disto) de guerra civil. Divergências teóricas, gente como Rosa Luxemburgo e Alexandra Kollontai praticamente sumiram da história, acontecimentos como a rebelião de Kronstadt não são mencionados, Nova Política Econômica, a influência da mobilização alemã na primeira guerra sob a mão de Rathenau em Lenin, etc. No final concluem que cometeram pequenos erros, foram prejudicados pelos Illuminatis e que na próxima vez “vai dar certo”.

  6. Cem anos, seu Brando, os vermelhinhos têm direito de comemorarem os próprios erros no grande atraso ideológico que fez tanto mal a tanta gente, abrindo o baú bolorento e sanguinário da História. Quanta tortura, mortes e gente passando fome em nome da “liberdade dos proletariado”. Só os tubarões se deram bem. Mas continuaram não indo à escola e se quebraram. Espero que ao menos não coloquem a culpa da queda na Globo e nos Illuminatis.. k k k .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo