TEMPORAL. José Ivo Sartori (PMDB) garante agilidade na homologação do decreto de emergência
Por Mariana Fontana e Fernanda Gross
Buscando tornar mais rápido o reconhecimento, por parte do Governo Estadual, do decreto que coloca Santa Maria entre os municípios em situação de emergência em função do vendaval, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, na tarde dessa terça-feira (24), em Porto Alegre. Na Capital, o chefe do Executivo Municipal entregou ao governador José Ivo Sartori uma cópia do documento, com o objetivo de agilizar os trâmites administrativos.
Na reunião, o governador Sartori afirmou ao prefeito Pozzobom que a Defesa Civil do Estado dará toda a agilidade ao processo de homologação do decreto de emergência do Município. Segundo ele, o trâmite deve ocorrer assim que todos os documentos referentes aos estragos registrados em Santa Maria forem enviados.
O prefeito Jorge Pozzobom garantiu que os documentos já estarão disponíveis nesta quarta-feira (25). Ele também solicitou o apoio do governador junto ao Ministério das Cidades, para viabilizar outras formas de auxiliar a população atingida pelo vendaval.
“Colocamos, no nosso decreto de emergência, a possibilidade de liberação do Cartão Reforma, que é um programa do Ministério das Cidades para que as famílias possam reestruturar suas moradias. Pedi ao governador, uma vez que a proposta seja aprovada, a ampliação deste recurso para os outros 78 municípios atingidos pelos temporais. Estamos pensando em Santa Maria, mas sendo solidários também com as outras cidades afetadas”, destacou o prefeito Pozzobom.
Conforme o governador José Ivo Sartori, o Estado ajudará o Município no que for necessário.
“A documentação será analisada com rapidez pela Defesa Civil, assim como tem sido feito em todas as situações de emergência, para garantir a liberação dos recursos federais. Vamos ajudar no que for necessário”, ressaltou.
Também participaram da reunião, o coordenador executivo do Gabinete de Governança da Prefeitura de Santa Maria, Carlos Pippi Brisola; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Fabiano Pereira; o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Martins; o chefe de gabinete do Governador, João Carlos Mocellin; e o subchefe da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Jarbas Ávila.
Sem burocracia não se consegue dinheiro, mas só a burocracia não garente o dinheiro.