VENDAVAL. Prefeito Jorge Pozzobom assina decreto que declara Situação de Emergência em Santa Maria
Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria
Com o objetivo de agilizar as respostas e a reconstrução do Município após o vendaval que atingiu a cidade e trouxe prejuízos à comunidade, o prefeito Jorge Pozzobom assinou, na manhã dessa segunda-feira (23), o Decreto Executivo nº 149, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município que foram afetadas pelo temporal.
Para declarar a Situação de Emergência, o documento considera, entre outras questões, os destelhamentos (ocorridos em residências, prédios públicos, escolas, unidades de saúde), as quedas de árvores, postes de energia e fios de alta tensão, as devastações de lavouras, os prejuízos econômicos e sociais, entre outros. O decreto autoriza ainda, entre outras ações, o Município a se habilitar no Programa Cartão Reforma, do Governo Federal, bem como a interditar, parcial ou totalmente, propriedades públicas e privadas que ofereçam riscos em função do desastre, e a realizar intervenção como corte de árvores que sejam necessários.
De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, o Executivo seguirá trabalhando no preenchimento dos dados no sistema do Ministério da Integração Nacional. Além disso, nesta terça-feira (24), o chefe do Executivo entregará, pessoalmente, a cópia do decreto de Situação de Emergência ao governador José Ivo Sartori, bem como ao chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre Martins. A partir desses trâmites, o Município aguardará a homologação do decreto, bem como o reconhecimento por parte do Governo Federal.
“Estamos trabalhando com total transparência e planejamento e vamos acompanhar, minuto a minuto, o andamento e os resultados do decreto. O montante do prejuízo é incalculável, ainda não sabemos os valores totais, mas seguimos fazendo esse levantamento”, enfatizou o prefeito, destacando também que irá realizar um treinamento, com membros das secretarias de Governo, para atuarem junto à Defesa Civil.
A assinatura foi realizada no Gabinete de Governança, e contou com a presença do vice-prefeito Sergio Cechin; do chefe da Casa Civil, Guilherme, Cortez; do coordenador municipal da Defesa Civil, Cladmir Nascimento; e do comandante do Corpo de Bombeiros, major Ricardo Pereira. As autoridades também assinaram, simbolicamente, o decreto.
Vamos ver quando chega o dinheiro. Se vier.