EM 1ª MÃO. Novidade no PMDB. Graúdos “cercam” Francisco Harrisson, para vê-lo na disputa a federal
Há aproximadamente 10 dias, o presidente estadual do PMDB, deputado federal Alceu Moreira, fez contato com o vereador Francisco Harrison. E o surpreendeu: perguntou o que ele achava da possibilidade de concorrer a deputado federal no próximo ano. Segundo Moreira, pesquisas internas do peemedebismo identificaram (cá entre nós, o óbvio) a existência de um espaço em Santa Maria e no centro do Estado para um nome local à Câmara dos Deputados. E que isso não prejudicaria (o que já é bastante discutível) os outros pretendentes peemedebistas que disputam espaço por aqui.
O convite de Moreira foi reforçado na sexta-feira, dia 10, no Restaurante Augusto, pelo ex-senador Pedro Simon, que viera à cidade para fazer uma palestra na Unifra. E enfatizado na manhã de sábado, no Centro Desportivo Municipal, enquanto acontecia a abertura da Feisma. Agora, o mensageiro era o ex-prefeito e atual secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
De posse dessas informações, de fonte pra lá de graúda no peemedebismo estadual, com acesso ao próprio governador José Ivo Sartori e também a Alceu Moreira, o editor consultou Harrisson. Que demonstrou clara simpatia pela ideia, mas entende que há questões a ser resolvidas e, por isso, prefere esperar mais um pouco para aceitar ou não ao convite. A tendência, foi possível perceber com clareza, é de encarar a candidatura – mesmo com a concorrência interna. Disse Harrisson a um interlocutor consultado pelo editor, que nem mesmo o fato de precisar muitos votos para deputado federal, aqui e fora daqui, chega a assustar. O edil invoca, inclusive, o fato dele ser completamente desconhecido e, fruto de uma campanha eficiente e capilarizada, chegar à Câmara de Vereadores.
Enfim, o óbvio: há novidade na área. E um dos partidos grandões da cidade parece estar acordando para o fato de haver espaço e necessidade de oferecer alternativas ao eleitor local. É isso, ou sucumbir aos forasteiros. Com inevitável perda de espaço partidário. Ah, no caso específico de Harrison, ele faria dobradinha aqui e na região com Roberto Fantinel, oriundo da Quarta Colônia, assessor especial do governador Sartori e presidente estadual da Juventude do PMDB, que concorre à Assembleia Legislativa.
É como cantava a Roberta Miranda: …