Claudemir PereiraHistóriaInternetMemóriaPolítica

DO FEICEBUQUI. Nos 47 anos do AI 5, um pouco de história, para lembrar o significado da DEMOCRACIA

Capa de edição especial d’O Estado de São Paulo em 2008, para lembrar o significado do AI 5
Capa de edição especial d’O Estado de São Paulo em 2008, para lembrar o significado do AI 5

O editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Como é o caso deste texto. Confira:

BOM BOLSONARO PRA VOCÊ!

Essa é para quem gosta de um “golpezinho”!

Hoje, 13 de dezembro, olha a coincidência, faz exatamente 47 anos do Ato Institucional nº 5, conhecido pela sua sigla: AI 5.

Quem viveu seus efeitos (e EU VIVI) sabe muito bem o quanto a democracia é fundamental. E como seguir as regras do jogo democrático (o que implica ganhar e perder, perder e ganhar, de tempos em tempos). Mas, sem muito trololó, confira alguns dos efeitos do AI 5, decretado pela DITADURA MILITAR.

1) O Presidente da República poderia fechar o Congresso, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores e, pelo período em que isso acontecesse, o Executivo seria também Legislativo.

2) O Presidente da República poderia intervir nos Estados e Municípios, SEM RESPEITAR as limitações  constitucionais.

3) O Presidente da República tinha o poder de CASSAR mandatos de deputados e vereadores, além dos prefeitos (o que já acontecera antes).

4) Proibia manifestações populares de caráter político. DESENHANDO: nem o que aconteceu sexta, em Porto Alegre, nem o que, dizem, acontecerá hoje em SM, poderia ocorrer. Estariamos todos em casa, assistindo pela TV, o pronunciamento do “Presidente”.

5) Alô, alô advogados, meus amigos: o AI 5 suspendeu o direito de HABEAS CORPUS – “em casos de crime político, contra a ordem econômica, “segurança nacional” e economia popular”.

6) Impunha a CENSURA PRÉVIA (alô, alô, coleguinhas – sobretudo os mais jovens) para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.

SE, DIANTE DE TUDO ISSO, VOCÊ ACHA QUE VIVEMOS NUMA DITADURA…

Bueno, então, bom Bolsonaro pra você!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. -E ainda tem cidadãos, que acha muito bom um regime autoritário. Talvez imaginam-se no centro do poder praticando atos legitimados pela força bruta da ignorância política – meu Deus que país é este, que não consegue suportar um regime democrático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo