PolíticaTrabalho

TRABALHO. Jornalistas e radialistas da EBC decidem entrar em greve. Movimento paredista inicia na terça

EBC administra TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional e Sistema Público de Rádio

Da Rede Brasil Atual (RBA), no jornal eletrônico SUL21, com foto do Arquivo da EBC

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entram em greve a partir de zero hora da terça-feira (14), em protesto à falta de reajuste salarial e à retirada de direitos do acordo coletivo, propostos pela direção da EBC. A decisão foi tomada na sexta-feira (10) em assembleia nacional da campanha salarial, nas praças de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Maranhão, com 262 votos a favor da greve, 14 votos por nova assembleia na quinta-feira (16) e nove abstenções.

A data-base das categorias é 1º de novembro. Os trabalhadores reivindicam 4% de reajuste para repor a inflação do período e perdas acumuladas. Porém, após oito rodadas de negociação, a direção da EBC não aceita reajustar nenhuma das cláusulas econômicas e afirma que não vai avançar em relação à proposta de 0%. Além dos salários, ficariam sem reajuste benefícios como ajuda-alimentação, auxílio às pessoas com deficiência, auxílio-creche e seguro de vida em grupo.

Além de reajuste zero, a direção da empresa quer retirar direitos como o vale cesta-alimentação (pago somente em dezembro e junho), a garantia de translado aos trabalhadores por questões de segurança, a complementação de auxílio previdenciário, a realização de homologações das rescisões de contrato nos sindicatos, o vale-cultura, a multa pelo descumprimento do acordo coletivo e até o fim do quinquênio para os que ingressarem na empresa.

Com sede em Brasília e filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul, a EBC faz a gestão da TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional e do Sistema Público de Rádio – composto por oito emissoras.

Assembleia geral dos trabalhadores da EBC em São Paulo: 4% de reajuste para repor a inflação do período e as perdas acumuladas

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Todo mundo preocupado com greve em emissora que era para ser pública (foi criada com este discurso), mas sempre foi chapa branca.
    Mitologia fala do rei Midas, tudo o que tocava virava ouro. Vermelhinhos têm o Toque de Midas Reverso, tudo o que tocam vira M.

  2. O país em crise e os privilegiados querem manter a mamada de sempre. Podem ficar em greve por mais 10 anos pois não farão falta. Ao menos não sangrarão mais nossos bolsos se não tiverem aumentos. E mais, que apareça alguém com coragem e vontade e extinga-a.

    Essa EBC foi criada pelo Chapolin, adivinhem para quê? 50% dos que trabalham nela não são concursados. Os amiguinhos do rei e da dama ganhavam verdadeiras fortunas: Nassif, Markun, Resende…. uma farra. Mas traço zero abaixo de zero de audiência. Pagava também milhões para transmitirem até a série C do Paulista. Tem cabimento?

    De onde saía esse dinheiro? Dos nossos bolsos, claro, para a farra político-ideológica de sempre. “Tudo pelo (‘nosso’) bem social”. Que seja extinta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo