Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/Sindicato
Os educadores estaduais completaram neste domingo (5) dois meses em greve. A paralisação que visa o fim do parcelamento e atraso dos salários ainda tem data indefinida para ser encerrada.
Nesta segunda-feira (6), o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato irá reunir a categoria para avaliar a proposta apresentada pelo governo do Estado na semana passada. O objetivo é formular uma contraproposta. O encontro irá ocorrer na Escola Cilon Rosa, em Santa Maria, às 14h, com reunião do Conselho Regional. Estarão presentes representantes de escolas, Conselho 1/1000 e diretoria do 2º Núcleo.
Às 16h, no mesmo local, terá início a Assembleia Regional, que será aberta a mães, pais, estudantes e comunidade escolar.
Em reunião com a direção do CPERS, na última segunda (30), o Estado assumiu o compromisso de fazer o pagamento integral da folha no último dia do mês, a partir de 30 de dezembro de 2017, somente se houver crescimento econômico nos próximos meses; ocorrer à venda do excedente do controle acionário do Banrisul; e for firmada à adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados com o governo Federal.
Na ocasião, o governo comprometeu-se em retirar a Proposta de Emenda Constitucional 257/2016, que propunha revogar o artigo 35 da Constituição Estadual acabando com a obrigatoriedade de pagar em dia os salários e o 13º dos servidores. O governo também comprometeu-se em não demitir os professores e funcionários de escola com contratos temporários, que aderiram à greve.
A programação do 2º Núcleo também contempla o uso da Tribuna Livre, na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (9) e ato na Praça Saldanha Marinho, na sexta-feira (10), junto com outras categorias (confira abaixo).
Programação do 2º Núcleo
Segunda-feira (6)
Reunião do Conselho Regional
Onde: Escola Cilon Rosa, às 14h
Assembleia Regional
Onde: Escola Cilon Rosa, às 16h
Quinta-feira (9)
Tribuna Livre
Onde: Câmara de Vereadores, às 14h
Sexta-feira (10)
Ato no Centro de Santa Maria
Onde: Praça Saldanha Marinho, às 16h30min
“Pais se unem e pedem o retorno das aulas em São Martinho da Serra. Grupo organizou manifestação em frente à única escola estadual da cidade na manhã desta terça-feira”.
http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2017/10/pais-se-unem-e-pedem-o-retorno-das-aulas-em-sao-martinho-da-serra-9978135.html
Isso é ótimo exemplo de paternidade responsável.