
Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria
A 28ª Tertúlia Musical Nativista teve três noites, de sexta-feira (5) a domingo (7), com muita cultura e tradição gaúcha que emocionaram os espectadores. Na noite deste domingo, o festival, que é um dos maiores do Estado, teve a final, anunciando a canção “Por Ser Livre”, de Carlos Omar Villela Gomes e Beto Roquete, como grande vencedora desta edição (veja lista completa dos ganhadores abaixo).
O evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, e ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo Facebook e o Youtube do Executivo Municipal e com presença reduzida de público no Theatro Treze de Maio. O festival também foi transmitido em um telão alocado, junto com 50 cadeiras, na Praça Saldanha Marinho.
“Encerramos a 28ª Tertúlia muito felizes pelo sucesso. E já pensamos na 29ª edição do festival. Nós temos aqui um time completo, que permite que este evento ocorra sempre da maneira mais bonita possível. Fico muito feliz pela oportunidade de estarmos aqui, e que o ano que vem possamos estarmos todos juntos, com a plateia cheia. E que continuemos ultrapassando fronteiras, porque a Tertúlia não é só de Santa Maria, ela é do mundo inteiro”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemora a 28ª edição do festival pela diversidade e qualidade das composições que passaram pelo palco. Ela também deseja que o evento possa seguir por muitos anos e agradece a todos que tornaram mais uma edição possível.
“Fechamos com chave de ouro a nossa Tertúlia Musical Nativista que, além de poder retornar com público, mesmo que reduzido, tivemos milhares de visualizações nas redes sociais. Um repertório musical de muita qualidade, cada apresentação um show à parte. A Tertúlia é rica em diversidade de ritmos e vozes. Vida longa ao nosso Festival, um trabalho feito a muitas mãos que se dedicaram para que tivéssemos este resultado”, celebra a titular da pasta.
Na noite da grande final, 12 composições foram apresentadas. As canções foram as três primeiras colocadas na Fase Local, e a Música Mais Popular, escolhida por meio de votação virtual do público, também durante a Fase Local. Ainda concorrem oito composições classificadas na Fase Geral.
Os jurados da última noite foram os músicos Enio Guerra, Julio Cesar Pires Pereira, Eduardo Monteiro Silva, Piero Ereno e Oristela Alves. A apresentação foi de Liliana Cardoso e Marion Mello e o show do intervalo ficou a cargo do Grupo Fio de Bigode.
A 28ª Tertúlia Musical Nativista recebeu 297 inscrições e 22 canções foram selecionadas, sendo 12 para a Fase Geral e para 10 a Local. As 22 composições selecionadas recebem um prêmio de R$ 3 mil. Os vencedores da Fase Local receberam troféus. Já os ganhadores da final recebem troféus e os três primeiros colocados também recebem prêmio em dinheiro (veja abaixo).
As íntegras das três noites da 28ª Tertúlia Musical Nativista estão disponíveis no Facebook e do Youtube do Executivo Municipal para o público assistir quantas vezes quiser.
A Tertúlia Musical Nativista é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, juntamente com a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. O evento é organizado por uma Comissão Executiva, que é responsável pelo planejamento e execução, e cujos integrantes atuam de forma voluntária, sem remuneração.
VENCEDORES
28ª Tertúlia Musical Nativista
– 1º Lugar – Por Ser Livre, de Carlos Omar Villela Gomes e Beto Roquete
Intérprete – Arison e Emerson Martins
– 2º Lugar – A Segunda Palavra, de Marcelo D’Avila e Zebeto Corrêa
Intérprete – Zebeto Corrêa
– 3º Lugar – De Flor e Sabre, de Vaine Darde e Diogo Matos
Intérprete – Nicole Carrion
– Melhor Tema Sobre Santa Maria – Minha Santa Medianeira, de Érlon Péricles
Intérprete – Érlon Péricles, Jean Carlo Kirchoff, Guilherme Castilhos e Maria Alice
– Melhor Tema Campeiro – O segredo do Meu Canto, de Henrique Fernandes e Cristiano Fantinel
Intérprete – Ângelo Franco, Nilton Ferreira e Cristiano Fantinel
– Música Mais Popular – A Lenda Do Pai Quati, de Gilnei Deprá e Ramires Monteiro
Intérprete – Igor Tadielo
– Melhor Letra – Por Ser Livre, letra de Carlos Omar Villela Gomes
– Melhor Melodia – A Segunda Palavra, melodia de Zebeto Corrêa
– Melhor Intérprete – Robledo Martins, com a canção “Na Varanda da Lembrança”, de Adão Quevedo e Éverson Maré
– Melhor Instrumentista – Guilherme Goulart, com o acordeon, na canção “A Segunda Palavra”, de Marcelo D’Avila e Zebeto Corrêa
Intérprete – Zebeto Corrêa
– Melhor Arranjo – Tocaios, de Bruno Seligman de Menezes e Robledo Martins
Intérprete – Grupo Bah Q’Tri
PREMIAÇÕES DA FINAL
– Primeiro Lugar: Troféu Minuano
– Segundo Lugar: Troféu Amaury Dalla Porta
– Terceiro Lugar: Troféu Antônio Augusto Ferreira
– Melhor Tema Sobre Santa Maria: Troféu Imembuy
– Melhor Tema Campeiro: Troféu Estância do Minuano
– Música Mais Popular: Troféu Vento Norte
– Melhor Letra: Troféu Antônio Carlos Machado
– Melhor Melodia: Troféu Maestro Setembrino
– Melhor Intérprete: Troféu Cezar Lindemeyer
– Melhor Instrumentista: Troféu Larry Charão
– Melhor Arranjo: Troféu Coração Do Rio Grande
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.