Arquivo

Rotina? Um time de líderes de partido no Congresso enroscado com o Supremo Tribunal Federal

Está certo. Não chega a ser uma novidade, muito pelo contrário, parlamentares terem pendengas judiciais. Que, no caso deles, pelo tal foro privilegiado, acaba sendo uma beleza pois só podem ser julgados no já atolado de processos Supremo Tribunal Federal. Até falarei mais sobre isso em nota que publicarei em seguida, sobre a famosa entrevista de Jarbas Vasconcelos à ex-revista Veja.

 

Mas o que está pegando, nesse momento, é que os partidos simplesmente não conseguem viver sem um rolo de seus líderes. Afinal, contando Câmara e Senado, nada menos que 11, um time de futebol, estão encrencados no STF. Pois é. Os detalhes você encontra na reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. O texto é de Edson Sardinha e Daniela Lima. A seguir:

 

“Um terço dos líderes responde a processo na Justiça

Câmara e Senado têm 11 lideranças partidárias com pendência no Supremo Tribunal Federal. Mesa Diretora também abriga seis parlamentares sob investigação

Um em cada três líderes no Congresso é alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Cobiçados pelos parlamentares por causa da visibilidade e do poder político, os gabinetes das lideranças abrigam, sem discriminação, deputados e senadores com pendências na Justiça.

Levantamento feito pelo Congresso em Foco revela que 11 dos 36 líderes com assento na Câmara ou no Senado respondem a procedimentos que vão de crime contra a administração pública e a ordem tributária a formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. 

Em cinco casos, o Supremo encontrou elementos para transformar os inquéritos (investigações preliminares sobre a ocorrência do crime) em ações penais (processos que podem resultar na condenação dos acusados). Com isso, quatro parlamentares passaram de investigados a réus.

Os ministros do STF aceitaram as denúncias feitas pela Procuradoria Geral da República contra os senadores João Ribeiro (TO), líder do PR, e Mário Couto (PSDB-PA), que lidera a oposição. E também contra os deputados Sandro Mabel (GO), líder do PR, e Cléber Verde (MA), do PRB…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

PARA CONFERIR TODOS OS LÍDERES PROCESSADOS, CLIQUE AQUI .

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo