Por GUILHERME BICCA, da Assessoria de Imprensa do Sindilojas
As entidades representantes do comércio varejista de Santa Maria, Sindilojas Região Centro e CDL SM, decidiram por ampliar o horário estendido do funcionamento do comércio de dezembro em uma hora. A decisão foi tomada durante reunião na manhã dessa terça-feira (5) e tem em vista um impulso nas vendas com a intensificação do movimento de consumidores em virtude do Natal.
Dos domingos escolhidos pelos lojistas para abertura do comércio, apenas o do dia 17 sofre alteração com a mudança, funcionando, portanto, entre 14h e 21h. Já o do dia 24, véspera de Natal, permanecerá das 9h às 18h.
O horário fica então atualizado entre os dias 18 e 22 de dezembro, quando o comércio deverá funcionar das 9h às 21h. O sábado, 23, também sofre alteração, passando para das 9h às 20h. O Sindilojas Região Centro lembra que todo lojista tem o direito legal de manter as portas abertas de seus estabelecimentos entre 7h30 e 22h, desde que respeitando as leis trabalhistas da categoria, bem como o Código de Posturas do Município.
A definição por parte das entidades é, portanto, uma sugestão com o objetivo de padronizar a abertura a título de informação para a população e que, assim, todos possam se organizar e ter um melhor aproveitamento dos horários dispostos.
Feriado
É importante lembrar que o feriado do dia 8 de dezembro possui convenção própria aprovada em assembléia geral do Sindilojas Região Centro, realizada no início do mês de novembro. Para esse caso, fica a critério do empregador a forma de pagamento pelo trabalho prestado no feriado, sendo duas as opções aplicáveis à categoria: prêmio de R$ 60,00 pago em folha do mês, bem como concessão de uma folga até o dia 31 de março de 2018; ou dobro da remuneração correspondente a um dia de trabalho, sem concessão de folga. O horário estabelecido para o feriado do dia 8 é normal, das 9h às 19h.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.